Bastante comum no Brasil, a aloe vera é uma planta facilmente encontrada tanto na sua forma original, como em produtos que à levam como princípio ativo. O gel extraído do interior de suas folhas é vastamente explorado como cosmético, conhecido principalmente pelos benefícios da babosa no cabelo.
"As vitaminas, minerais e açúcares presentes na planta são ótimos para a pele e os fios, pois têm ação hidratante , cicatrizante, anti-irritante, anti-inflamatória e antioxidante", diz o dermatologista Alexandre Okubo , da Clínica Prime. "Seu gel é formado de um tecido rico em polissacarídeos, com forte presença de acemannan, substância imunoestimulante, que pode acelerar a regeneração de células, servindo com um excelente condicionador natural", continua o especialista.
Para os cabelos, por exemplo, pode-se aplicar o creme in natura diretamente sobre o couro, amenizando inflamações como a dermatite seborreica , ou nos fios, melhorando o aspecto seco e quebradiço do comprimento. Bastam alguns minutos de aplicação para se obter ótimos resultados.
No geral, se o objetivo for a saúde do couro cabeludo, tire o gel da planta e passe na raiz dos fios, fazendo uma massagem antes de passar o shampoo no cabelo. Em seguida, lave como de costume. Para tratar as madeixas, passe o gel da raiz às pontas, misturado à água quente. Deixe agir por 10 à 15 minutos. Enxágue bem para remover todo o produto.
A babosa é capaz de fazer uma limpeza profunda nos poros do couro cabeludo, removendo todas as impurezas e resíduos que se acumulam ao longo dos dias.
Graças aos seus minerais e nutrientes, a babosa é capaz de fazer uma hidratação profunda nos fios, agindo no combate ao ressecamento. A planta dá brilho e maciez as madeixas secas, além de diminuir o frizz .
A planta ajuda a tratar alguns problemas que provocam a caspa, como a seborréia, evitando a oleosidade excessiva dos fios e diminuindo a coceira, irritação e descamação típicas desse transtorno. Tudo graças a sua ação na hora de remover as células mortas presentes no couro.
Receita: misture 2 colheres (sopa) de gel de babosa, 1 colher (sopa) de mel e 2 colheres (sopa) de iogurte natural. Aplique sobre o couro e massageie suavemente. Deixe agir por 30 minutos e enxágue bem.
A babosa também é uma ótima aliada para fortalecer a raiz e os fios de cabelo graças a presença de colágeno e sais minerais na sua composição. Ela ajuda a evitar e atrasar a queda e o ressecamento, seja por excesso de produtos químicos ou efeitos da idade.
Receita: misture 2 colheres (sopa) de gel de babosa e 2 colheres (sopa) de óleo de coco . Passe sobre todo o cabelo e deixe agir por 15 minutos. Retire todo o preparo com água gelada.
Um dos principais benefícios da babosa é que ela fortalece os fios, o que acaba influenciando no crescimento capilar. Com o uso da planta, suas enzimas permitem a remoção de células mortas, abrindo espaço para o nascimento de cabelos mais fortes e saudáveis.
Receita: misture duas claras de ovos e 3 colheres do gel de babosa e aplique no couro cabeludo. Deixe agir por 5 minutos e enxágue bem.
Fazer uma hidratação com babosa é a principal medida para quem precisa diminuir os danos causados pelo excesso de químicas. Como é rica em ácidos graxos, ela ajuda a recuperar os fios.
Graças a presença de água e nutrientes benéficos a composição do cabelo, a babosa traz vida e maciez as madeixas, podendo ser uma grande aliada para o pós-química e para aqueles pequenos fios que começaram a crescer.
Receita: separe a polpa de 2 folhas de babosa e coloque para ferver em 1 copo de água. Abafe por 15 minutos e coe. Aplique no couro cabeludo. Massageie e deixe por 1 hora. Enxague com água. Evite sair ao sol após a aplicação.
Por estimular as células presentes no couro, tem forte ação na hora de reativar a região afetada pela queda excessiva. Para isso, basta aplicar a seguinte receita uma ou duas vezes por semana.
Receita: macere 3 folhas de babosa e 2 cebolas . Adicione 1 litro de álcool. De noite, passe no couro cabeludo. Lave os cabelos de manhã, removendo completamente o conteúdo. Faça isso por 4 dias consecutivos.
A medicina alternativa não substitui o tratamento convencional. Antes de fazer uso de qualquer receita proposta, consulte seu médico para saber qual a quantidade e a melhor maneira de utilizar os benefícios da babosa no cabelo. Além disso, a casca verde externa deve ser totalmente descartada por ser tóxica, aproveitando-se apenas o gel interno.