Em muitos lugares, o turismo é o setor mais importante para a economia local, sendo assim, as restrições geradas pela pandemia do coronavírus teve grande impacto negativo em algumas cidades. Agora, com a flexibilização do isolamento social em diversos países, o mercado de turismo está correndo atrás de uma forma de voltar a ter lucro de forma segura.
Veja abaixo quatro cidades que reabriram seus principais pontos turísticos nos últimos meses.
A Grécia começou com um plano geral de reabertura para os setores de turismo. No dia 15 de junho, turistas de 29 países já estavam autorizados a entrar no país. Segundo o Ministério do Turismo, os turistas podem entrar no país em vôos diretos para Atenas e a cidade Tessalônica.
A abertura das praias de Lisboa aconteceram em 6 de junho, apenas para turistas de países da UE (união Europeia) com regras estritas de distanciamento sociais, como ficar a 1,5m de pessoas que são sejam do seu grupo, e regras específicas para a higienização de bares e restaurantes na região da praia.
As autoridades tailandesas estão controlando o número de pessoas na areia por meio de guardas na entrada das praias e turistas não estão autorizados a entrarem. As pessoas também são recomendadas a se manter cerca de 1 metro de distância umas das outras e respeitarem as regras de distanciamento social.
Dubai reabriu as praias e os parques para locais no fim de maio e, além das regras de distanciamento, o governo municipal exige o uso de máscaras. No dia 7 de julho, os Emirados Árabes abriram as fronteiras para turistas de todo o mundo, mas para embarcar é necessário apresentar o resultado negativo do teste para Covid-19 feita no máximo 96 horas antes do vôo.