Não é novidade que a yoga tem uma série de benefícios para o físico e psicológico. Inclusive, de acordo com Francisco Kaiut, idealizador do método Kaiut Yoga, a prática milenar pode ajudar até quem sofre de cólicas menstruais.
"As posições de yoga ajudam a amenizar as dores menstruais porque é capaz de diminuir o desgaste gerado pelas cólicas por possibilitar que todos os tecidos internos permaneçam funcionando de forma plena, como foram programados para fazer". Ele explica que algumas posições melhoram a circulação e funcionam como uma "massagem interna" para o sistema reprodutor feminino, o que diminui as dores.
"Quando a cólica partir de aderências ou rigidez no sistema, o yoga age conquistando mobilidade e recuperando o funcionamento ideal dos seus órgãos e tecidos. Quando as cólicas surgirem de fundo emocional, a partir do estresse negativo, a capacidade do yoga de acessar e regular o sistema nervoso vai agir para permitir que o corpo se regule organicamente", explica Bruna Tiboni, professora do método Kaiut Yoga.
Abaixo, eles ensinam três posições de yoga para amenizar cólicas menstruais:
A posição é um clássico do yoga e consiste em sentar com as solas dos pés juntos e os joelhos caindo em direção ao chão. Proporciona um impacto considerável na região pélvica, que tem potencial de aliviar o estresse estrutural e, por consequência, diminuir as sensações negativas associadas às cólicas.
"Nessa posição, a respiração é uma grande aliada, em conjunto com movimentações de coluna, criam um processo de massagem visceral em toda a região uterina" explica Kaiut.
Passo a passo:
Este exercício é popularmente conhecido como grande abertura de pernas quando você está sentada. "Também um clássico dos fundamentos do yoga, esta posição ajuda a desenvolver a mobilidade de quadril, e trabalha a musculatura das pernas e pélvis" reforça Kaiut.
Passo a passo:
Uma das mais clássicas e populares posições do Yoga, proporciona benefícios relaxantes para a mente e terapêuticos para o corpo. "Muitas vão sentir os benefícios da posição se traduzindo em liberdade de movimento nos quadris e pernas no geral", explica Bruna Tiboni.
Passo a passo:
"O yoga foi feito para sanar os momentos mais difíceis, e como mulheres, temos muitos do que nos beneficiar dessa prática", diz Bruna. A professora ainda diz para experimentar as posições quando achar necessário, variando entre os estágios do ciclo.