As companhias aéreas estão sendo obrigadas a seguirem normas de higienização mais rígidas nesses tempos de pandemia, como desinfetar as aeronaves a cada voo com o uso de descontaminantes. Ainda assim, a maioria dos passageiros prefere ter seus próprios cuidados para higienizar seu lugar nas viagens de avião.
Leia também: Você realmente sabe se prevenir da Covid-19? Faça o teste!
Muitas empresas já estão disponibilizando um kit individual para os tripulantes que contém luvas descartáveis e lenços umedecidos. Porém, o uso das luvas não é unânime entre os especialistas.
"As luvas podem ser perigosas porque você deve ter muito cuidado na hora de retirá-las para não se contaminar e, muitas vezes, pode te trazer a sensação de maior proteção fazendo com que você higienize menos as mãos", explica o infectologista Jorge Luiz Ferreira, diretor do Hospital Santo Expedito.
Segundo o infectologista, o mais importante é ficar extremamente atento à higienização das mãos. Se possível, lavar com água e sabão após tocar superfícies de uso comum e ter sempre álcool em gel por perto. Os cuidados devem ser recobrados antes de comer algo.
Em relação aos lenços umedecidos, eles podem ser utilizados nos encostos e braços dos assentos, por exemplo, mas ainda assim é preciso manter as mãos limpas. "Geralmente o problema não está em encostar em um banco ou algo do tipo com o corpo e, sim, nas mãos. Elas que podem levar o vírus para dentro do seu corpo", afirma Jorge Luiz.
Todas as companhias tornaram o uso de máscaras obrigatórios, mas é sempre bom ficar atento à maneira mais segura de usá-las . O infectologista relembra a importância de trocar a máscara de duas em duas horas e se certificar de suas mãos estão limpas quando for manusear a máscara no seu rosto. Vale lembrar também que ela deve cobrir nariz e boca.