Macapá/AP - A Polícia Federal prendeu em flagrante, na terça-feira (2/6), um administrador de serralheria, por armazenamento de madeira ilegal em depósito, no município de Tartarugalzinho/AP.
Durante fiscalizações na região leste do Amapá, policiais federais constataram que uma serralheria, localizada no município de Tartarugalzinho/AP, mantinha em seu pátio cerca de 900m³ de madeira em tora e serrada, sem origem comprovada.
Ao confrontarem com a volumetria da empresa constante no Sistema de Emissão Documento de Origem Florestal (SISDOF), verificou-se que a empresa possuía origem para aproximadamente 4m³ de madeira em tora.
No momento da fiscalização, que contou com informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a empresa se encontrava em plena atividade com a madeira ilegal e, quando questionado sobre a origem da madeira, o dono da serralheria não tinha qualquer comprovação de sua origem e ainda alegou desconhecer o SISDOF.
O empresário foi encaminhado ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN), onde ficará à disposição da Justiça, e poderá responder, na medida de sua responsabilidade, pelos crimes de armazenamento de madeira ilegal e receptação qualificada, e se condenado, poderá cumprir pena de até 9 anos de reclusão.
Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá
cs.srap@dpf.gov.br | www.pf.gov.br
(96) 3213-7500