Em casa, com todo o estresse do momento é possível que você tenha notado o surgimento de mais alguns fios brancos ou mesmo umas ruginhas na pele. Longo dos tratamento estéticos como aplicação de botox ou uso de ácidos, a dica é investir em cremes com ingredientes certos para tratar e até amenizar as rugas em casa.
Como ressalta Abdo Salomão Jr, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para tratar da pele em casa e prevenir o envelhecimento precoce e as rugas é preciso seguir os cuidados da rotina de skincare e incrementá-la. "Vá além da limpeza, tonificação e hidratação, que são essenciais para manter a pele bem cuidada, e use também antioxidantes, preenchedores e peptídeos estimuladores de colágeno", afirma o médico.
Para ter essa rotina mais intensa, procure cremes ou produtos com ingredientes chaves - e lembre-se sempre de buscar ajuda médica para escolher esses itens. A também dermatologista Claudia Marçal cita bons exemplos a serem procurados para tratar e previnir as rugas em casa:
Existe uma outra linha de produtos que, como explica Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos, agem quase que instantaneamente. "São os ativos tensores que causam o chamado ‘efeito cinderela’ ou de ‘speed cosmética’", fala a especialista. "A entrar em contato com a pele limpa, esses produtos reduzem instantaneamente as rugas, provocam lifting", completa Mika.
Eles são indicados para aquelas linhas de expressão mais superficiais e rugas menores e contam com alguns ativos, que podem até ser usados juntos. São eles:
Claudia ainda cita mais um ativo que faz esse "efeito cinderela" instantâneo, um hexapeptídeo. "Ele possui mecanismo de ação semelhante ao da toxina botulínica, porém oferece mais segurança e conforto, pois é aplicado topicamente, sem a necessidade de injeções intramusculares e intervenções dermatológicas", diz a dermatologista.
Por ser algo superficial, o seu efeito é rápido. Segundo a médica, ele dura cerca de 10 horas e sai se o rosto for lavado.
Para fazer uso de tais ativos, pode se optar por manipular esses produtos em farmácias especializadas, com orientação médica.
Se tomados os devidos cuidados, a resposta é sim, você pode usar ácidos para combater e suavizar as rugas já que está mais tempo em casa e menos exposta ao sol.
"Os mais famosos são o ácido glicólico (AHA) e o salicílico (BHA), mas eles têm alguns efeitos adversos, como deixar a pele mais sensível", afirma a dermatologista Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Ela sugere PHA - poli-hidroxiácido. "Eles são os menos conhecidos dos ácidos para cuidados da pele; têm características semelhantes aos alfa-hidroxiácidos, mas têm moléculas maiores. Isto significa que eles penetram de maneira lenta e gradual na pele e, portanto, são menos propensos a induzir efeitos colaterais [como coceira, ardência ou calor]", diz a médica.
No dia seguinte da aplicação, é possível usar ácido hialurônico e a Vitamina C para potencializar os efeitos. Entretanto, mais uma vez, vale o alerta. "Mas sempre consulte um dermatologista para que ele indique a concentração e os ingredientes ideais para que o tratamento surta o efeito desejado na sua pele", reforça Kédima.