Manaus/AM - A Polícia Federal prendeu em flagrante, no final da tarde de sábado (16/05), no Aeródromo de Flores, nesta capital, dois indivíduos pelo transporte de mais de 130kg de entorpecentes.
Policiais federais abordaram, por volta das 17h30, um avião oriundo de Tabatinga/AM. Durante as buscas de praxe, realizadas nas bagagens que vinham sendo transportadas, foram localizados inúmeros pacotes contendo aparentemente as substâncias proibidas.
Os ocupantes da aeronave e suas bagagens foram levados à Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado do Amazonas.
Após a realização de pesagem e testes preliminares, foi determida a apreensão das drogas, sendo 56kg de cocaína, distribuídos em 52 tabletes; e 73 tabletes contendo aproximadamente 74Kg de maconha do tipo "skunk". Foi determinada, ainda a apreensão da aeronave utilizada para a prática do crime.
Diante dos fatos, a Autoridade Policial instaurou Inquérito Policial, mediante Auto de Prisão em Flagrante Delito dos dois homens, sendo o piloto do avião, de 32 anos, e um passageiro de 21 anos, por tráfico transnacional de drogas e associação para o tráfico, crimes previstos na Lei nº 11.343/2006, cujas penas máximas, somadas, podem alcançar mais de 30 anos de reclusão, além de multa.
A investigação criminal prosseguirá a fim de esclarecer todas as circunstâncias e identificar outros possíveis envolvidos na prática das referidas condutas criminosas.
Comunicação Social Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas
cs.sram@dpf.gov.br | www.pf.gov.br