Clique aqui e baixe o release completo em word.
Cepea, 14/05/2020 – A revista Hortiftruti Brasil, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, completa 18 anos neste mês e, com isso, a edição de maio traz duas matérias de capa.
A primeira delas é a Especial Citros, que traz a atualização dos custos de produção da citricultura paulista. A equipe evidencia que, mesmo com investimentos importantes na atividade nos últimos anos, dependendo da intensidade da ocorrência de fatores externos, como clima e o atual cenário, a cultura pode ser inviabilizada economicamente. Nesse sentido, a equipe calculou qual é a produtividade de nivelamento de dois sistemas de produção, ou seja, indicou o quanto é preciso colher por hectare para ser possível remunerar os investimentos.
A outra matéria desta edição de maio mostra as ações adotadas por agentes da cadeia de frutas e hortaliças para manter as negociações em tempos de covid-19. Entre as inovações durante a quarentena estão as vendas por meio de aplicativos, redes sociais e até drive thru e parcerias entre entidades públicas e privadas.
EDIÇÃO 200 – Neste mês de maio, além de a revista Hortifruti Brasil completar 18 anos de história, ela atingiu a marca de 200 edições, publicadas todos os meses de forma ininterrupta! E alcançar esses números num período ímpar só fortalece o compromisso da equipe de produzir o melhor conteúdo econômico no setor de hortifrúti, mesmo que o isolamento force a equipe a se reinventar – as coletas das informações junto aos colaboradores têm sido realizadas de forma remota e a divulgação da revista, somente no formato digital.
Você também encontra nesta edição:
ALFACE – Mercado de folhosas sente intensamente os impactos da covid-19
BANANA – Com demanda ainda comprometida, preços recuam nas regiões produtoras
BATATA – Em plena quarentena, batata se valoriza
CEBOLA – Com menor oferta e importações limitadas, preços sobem no Brasil
CENOURA – Apesar de queda, devido à fraca demanda, preço supera custos
CITROS – Fim do pico de safra valoriza tahiti
MAÇÃ – Com clima seco, miúdas predominam na safra 2019/20
MAMÃO – Pandemia afeta demanda, mas cotações aumentam com menor oferta
MANGA – Tommy se valoriza, com oferta exclusiva do Vale
MELANCIA – Preços semanais oscilam em abril
MELÃO – Demanda resulta em preço do amarelo inferior ao do ano passado na Ceagesp
TOMATE – Maturação controlada garante rentabilidade positiva em abril
UVA – Apesar de baixa oferta, preços não sobem devido ao mercado lento
Clique aqui para acessar a revista completa!
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Outras informações sobre o mercado de hortifrúti aqui e por meio da Comunicação do Cepea, com a pesquisadora Margarete Boteon: cepea@usp.br.
Mín. 17° Máx. 30°