Tabatinga/AM - A Polícia Federal prendeu em flagrante, no último sábado (11/4), em ação conjunta com a FUNAI e a Força Nacional, dez integrantes de uma associação criminosa que praticava atividades predatórias no Vale do Javari, terra indígena demarcada, situada entre os municípios de Atalaia do Norte e Guajará, no Amazonas.
A ação policial constatou que, próximos às margens do Rio Quixito (um dos afluentes do Rio Javari), havia uma casa utilizada pelo grupo criminoso para apoio logístico, e duas embarcações tipo canoão, dentro das quais havia freezers que acondicionavam a carne decorrente das atividades predatórias.
Foram encontrados cerca de 300 kg de carne fresca de diversas espécies, dentre as quais peixes, pacas, veados, jacarés e até mesmo carne de macaco. Foram encontrados e libertados três animais vivos: um macaco preto, uma paca e um tracajá.
A ação apreendeu, ainda, quatro espingardas e 70 munições calibre 16, itens utilizados pelos criminosos na prática das atividades ilícitas.
Crimes Investigados
Diante da situação apresentada, os homens acabaram presos em flagrante e conduzidos até a Delegacia de Polícia Federal em Tabatinga.
Os autuados responderão na justiça pelos crimes de Caça Proibida, Pesca Proibida, Maus Tratos (artigos 29, 34 e 32 da Lei de Crimes Ambientais - Lei Federal 9.605), Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido (artigo 14 do Estatuto do Desarmamento- Lei Federal 10.826) e Associação Criminosa (artigo 288 do Código Penal).
Comunicação Social
Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas
cs.sram@dpf.gov.br | www.pf.gov.br