Vila Velha/ES - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (27/6) a Operação Aprendiz, com objetivo de combater o roubo às agências dos Correios.
A operação contou com a participação de 14 policiais federais, sendo realizado o cumprimento de três mandados de busca e apreensão na residência do investigado.
As investigações apontaram que o suspeito poderia estar envolvido com o roubo à agência dos Correios de Laranjeiras, em 09 de novembro de 2018. Ele já havia sido preso em flagrante também por roubo à agência dos Correios, em 09 de janeiro de 2018. Durante seu primeiro interrogatório, confessou ter roubado outras cinco agências. Posteriormente, ao ter sua imagem confrontada com vídeos de circuito de monitoramento de agências, foram identificados mais quatro roubos, totalizando dez crimes em agências dos Correios no Espírito Santo, no período entre maio de 2017 a janeiro de 2018.
O envolvido cumpriu pena até outubro de 2018, quando progrediu para o regime aberto. Menos de um mês após estar em liberdade, já retornou à atividade criminosa, sendo suspeito de ter roubado mais cinco agências até o mês de maio de 2019.
O modus operandi do grupo criminoso é render os funcionários e clientes da empresa pública, aguardar o mecanismo de retardo do cofre para abri-lo e supostamente tranquilizar as vítimas dizendo que só querem o dinheiro do governo.
Estima-se que esses crimes geraram um prejuízo milionário à empresa pública, além do prejuízo causado pelo abalo psicológico aos funcionários e clientes, vítimas do crime, bem como os dias em que as agências permanecem sem atendimento ao público até recuperar a condição de funcionar adequadamente.
O investigado responderá pelo crime de roubo qualificado, previsto respectivamente no artigo 157, §2º, incisos I, II e V do Código Penal, cujas penas, se somadas, poderão chegar a 16 (dezesseis) anos de reclusão por cada roubo.
Contato: (27) 3041-8245/8051/8029, (27) 99245-5616