Juiz de Fora/MG - Na manhã de hoje (16/4), a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram as Operações "Prados" e "American Dream 2", com o objetivo de desarticular associações criminosas responsáveis pela prática de fraudes bancárias contra a Caixa Econômica Federal.
Ao todo, são cumpridos 15 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Juiz de Fora, sendo 13 em Juiz de Fora, 1 em Brasília e 1 em Fortaleza, bem como medidas de quebra de sigilo bancário, com o fim de apurar o valor total do prejuízo causado às instituições financeiras.
O grupo criminoso investigado pela Operação "Prados" era formado por um contador e por jovens empresários da cidade de Juiz de Fora e valia-se da montagem de documentos falsos para constituir empresas fictícias em nome de "fantasmas" e abrir contas bancárias em diversas instituições financeiras, inclusive na Caixa, com o fim de obter empréstimos de natureza pessoal e empresarial.
No curso das apurações, foi verificado que um mesmo investigado teria utilizado cinco números de CPF diferentes, com pequenas variações de seus dados pessoais, para constituir empresas e obter empréstimos bancários que não foram quitados.
A Operação "American Dream 2" consiste em desdobramento da Operação "American Dream", deflagrada em Juiz de Fora em 20/10/2015, e tem como objeto responsabilizar criminalmente cinco integrantes do grupo criminoso não identificados na primeira fase da investigação, dentre eles dois empregados da Caixa Econômica Federal, sendo um de Brasília/DF e o outro de Fortaleza/CE, suspeitos de vazar dados de correntistas para os membros da quadrilha incumbidos de operacionalizar a clonagem de cartões de crédito.
Contato: (32) 3228 9005
***O nome da Operação, "Prados", faz referência ao sobrenome mais utilizado pelos fraudadores na confecção dos documentos falsos.