São Paulo/SP - A Polícia Federal deflagrou hoje (9/4) operação para combater o crime de tráfico de pessoas, em São Paulo. A PF representou à Justiça Criminal Federal de São Paulo pela concessão de mandados de busca e apreensão de uma adolescente paraguaia. Foram cumpridos também mandados de busca e apreensão, em dois endereços na Região do Brás/SP.
Uma investigação iniciada em abril deste ano, com base em da troca de informações entre a Polícia Federal e a Direccion General de Asuntos Internacionales do Paraguai, apurou denúncia de uma cidadã paraguaia, que informou a autoridades policiais a respeito do desaparecimento de sua filha adolescente. Esta seria vítima de tráfico internacional de pessoas, com a finalidade de ser submetida a trabalho em condições análogas à de escravo e exploração sexual.
Segundo as autoridades do Paraguai, a vítima foi aliciada, recrutada e transportada de seu domicílio, no Paraguai, via Cidade do Leste, até a Cidade de São Paulo, e estaria alojada na região do Brás. Foi apontado um brasileiro, residente em cidade paraguaia, que seria o responsável pelo recrutamento de pessoas para trabalharem em oficinas de costura em São Paulo. Ele teria exigido da mãe da adolescente vantagem econômica ("150 reales") para providenciar o retorno da vítima ao Paraguai.
No dia 8 de abril, a PF localizou e resgatou a adolescente, que estava em outro endereço, identificado após a concessão dos mandados de busca e apreensão. Em seguida, devidamente acompanhada por representante do Consulado Geral do Paraguai em São Paulo, a menor foi encaminhada ao IML, para exame de corpo de delito. A menor foi entregue aos cuidados do Consulado de seu país.
Em conjunto com as autoridades do Paraguai, a apuração continua para identificação dos aliciadores e receptores da adolescente, bem como para esclarecer o modo de operação da quadrilha.
Contato: (11) 3538-5013