Uberaba/MG - Na manhã de hoje, 8/4/2020, a Polícia Federal deflagrou, em conjunto com a Polícia Civil de Minas Gerais, a Operação "Saepta", para investigar conduta de um possível membro de facção criminosa que agia em Minas Gerais.
Foram cumpridos, em Uberaba, três mandados judiciais de busca e apreensão e um mandado judicial de prisão preventiva; todos expedidos pela 1ª Vara Criminal de Uberaba, após representação feita pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/MG).
As investigações tiveram início em março deste ano e identificaram um homem que residia em Uberaba e teria utilizado nomes falsos para se esquivar de mandado judicial de prisão que havia contra si, por condenação por homicídio qualificado que teria cometido em São Paulo/SP. Há indícios de que o foragido seria membro de uma facção criminosa.
O cumprimento das buscas ocorreu em duas residências e numa loja de revenda de veículos de propriedade do investigado, que pode estar servindo de fachada para movimentação de recursos da facção criminosa.
Caso seja condenado, o homem poderá cumprir até 23 anos de prisão pelos crimes de falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde em face da pandemia do Covid-19, a Polícia Federal continua trabalhando para a manutenção da lei e da ordem, preservando o estado democrático de direito.
Será concedida entrevista coletiva, às 16h, na Delegacia da PF em Uberaba (Rua Delegado Agílio Monteiro, n° 10, Parque do Mirante).
www.pf.gov.br -
*** O nome da Operação tem origem no latim e significa "vida oculta", como menção ao crime ora combatido.