
O Centro Cultural Teatro Guaíra será um dos principais palcos da 34ª edição do Festival de Curitiba, que será realizado de 30 de março a 12 de abril, reunindo grandes nomes do teatro, da dança e da dramaturgia nacional e internacional. Reconhecido como um dos maiores e mais importantes complexos culturais do Brasil, o Teatro Guaíra receberá espetáculos de destaque da Mostra Lucia Camargo, que apresenta os espetáculos escolhidos pela curadoria do evento.
Ao todo, o festival contará com mais de 435 atrações espalhadas por teatros, espaços culturais, ruas e praças de Curitiba e Região Metropolitana, consolidando-se como um dos maiores eventos culturais da América Latina. A venda de ingressos começa nesta terça-feira (10), pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e pela bilheteria física instalada no Shopping Mueller.
GUAIRÃO -No Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), o público poderá assistir a produções de grande porte e forte apelo artístico. Entre os destaques está o musical “Tim Maia – Vale Tudo”, com roteiro de Nelson Motta e produção de Carmelo Maia, que homenageia um dos maiores nomes da música brasileira.
O espaço também recebe a estreia nacional de “Na Marca do Pênalti”, espetáculo solo em que o jornalista e ex-jogador Walter Casagrande Júnior revisita sua trajetória profissional e pessoal, além do aclamado drama “Dois Papas”, primeira montagem internacional do texto de Anthony McCarten, autor do livro e do roteiro do filme indicado a importantes premiações internacionais.
A comédia “A Sabedoria dos Pais”, dirigida por Miguel Falabella, marca o reencontro de Herson Capri e Natália do Vale, celebrando os 50 anos de carreira da dupla. Já a dança ganha protagonismo com “Piracema”, novo espetáculo do Grupo Corpo, que comemora os 50 anos da companhia em um balé que simboliza continuidade, renovação e ousadia do grupo, referência mundial da dança contemporânea.
GUAIRINHA -No Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), a programação reúne importantes grupos e artistas do teatro brasileiro contemporâneo. O Grupo Galpão apresenta “(Um) Ensaio Sobre a Cegueira”, ampliando o conceito de ensaio cênico e explorando novas camadas narrativas a partir da obra.
A Armazém Companhia de Teatro leva ao palco “Dias Felizes”, um drama elogiado pela crítica que constrói uma atmosfera intensa entre esperança e delírio. O Guairinha também recebe “O Grande Cabaré Combo Drag Week”, estreia de Juana Profunda no Festival de Curitiba, celebrando 10 anos de trajetória drag, com participação especial de Miranda Lebrão.
Outros destaques incluem o espetáculo de circo negro “{FÉ}STA”, do Coletivo Prot{agô}nistas, que une poesia, risco e ancestralidade; e “Mulher em Fuga”, com Malu Galli e Tiago Martelli, sob direção de Inez Viana, que transforma a história da personagem Monique em uma potente reflexão sobre violência, classe social e emancipação.
TEATRO JOSÉ MARIA SANTOS - O Teatro José Maria Santos, que integra o complexo do Centro Cultural Teatro Guaíra, também será palco de importantes produções da Mostra Lucia Camargo. A programação inclui “A Boca Que Tudo Come Tem Fome (Do Cárcere às Ruas)”, da Companhia de Teatro Heliópolis, que utiliza elementos da cultura afro-brasileira para retratar trajetórias de reconstrução após o encarceramento.
O espaço recebe ainda “Deriva”, da Súbita Companhia de Teatro, espetáculo contemporâneo que provoca deslocamentos de percepção ao misturar real e ficcional; “Sidarta”, obra inspirada no livro de Hermann Hesse, indicada ao Prêmio Shell; e “Cabo Enrolado”, montagem que dialoga com o imaginário periférico por meio da música, da dança e da cultura urbana.
DIVERSIDADE, ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO CULTURAL -Além da Mostra Lucia Camargo, o Festival de Curitiba conta com a Mostra Fringe, o Interlocuções, a Mostra Surda de Teatro, o Programa Guritiba, o Risorama, o MishMash e o Gastronomix, reafirmando o compromisso com a diversidade de linguagens artísticas, a democratização do acesso à cultura e a formação de público.
Grande parte da programação conta com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e intérpretes de Libras, fortalecendo a proposta de um festival inclusivo e plural.
A Mostra Lucia Camargo, a Mostra Fringe e o Interlocuções são apresentados por Petrobras, Sanepar e Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio de EBANX, Viaje Paraná e Copel e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. Confira no site oficial todos os espetáculos que contam com acessibilidade em Audiodescrição e intérpretes de Libras.
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba , pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba , pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo X @Fest_curitiba.
Serviço
34.º Festival de Curitiba
Data: De 30/3 até 12/4 de 2026
Valores: Os ingressos vão até R$ 85 (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller - Piso L3 (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também todos os espetáculos que contam com acessibilidade em Audiodescrição e intérpretes de Libras.
Descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.