
O Viaje Paraná - órgão de promoção vinculado a Secretaria do Turismo (Setu-PR) - foi escolhido para participar da inauguração de uma agência de viagens na Espanha. A ação aconteceu na noite de quinta-feira (20), durante a inauguração da agência de Sarría, em Barcelona, e marca a grande parceria entre o Paraná e o Grupo Viajes El Corte Inglés - líder na venda de pacotes no país ibérico.
Ao longo da noite, o Viaje Paraná também teve a oportunidade de apresentar a 25 agentes de viagens da nova filial da empresa os potenciais turísticos paranaenses, os destinos exuberantes, a gastronomia típica e as hospedagens singulares ao redor do Estado. Enquanto nesta sexta-feira (21), outros 20 profissionais de diferentes agências já existentes do mesmo grupo também foram impactados pelo órgão de promoção.
O contato com esse trade turístico é necessário e faz parte das estratégias do órgão de promoção, uma vez que a Europa é o segundo continente que mais enviou turistas estrangeiros ao Paraná neste ano – aproximadamente 86 mil visitantes. A Espanha representa quase 15% desse total, sendo um dos maiores emissores de europeus ao Estado, ao lado do Reino Unido e Alemanha.
“O trabalho de promoção do Viaje Paraná é fundamental para consolidar o Estado como esse grande polo do turismo brasileiro. É um incentivo para que os municípios, IGRs e empresários busquem qualificar profissionais, investir em estruturas e preparar todo o Paraná para essa crescente de viajantes estrangeiros que chegam aos nossos territórios”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
O foco é apresentar e dar propriedade sobre o Paraná aos profissionais, uma vez que um pacote de nove dias com destino ao Estado está sendo divulgado e vendido ao redor da Espanha pelo Viajes El Corte Inglés e o Viaje Paraná. Passando por atrativos de Curitiba, Campos Gerais, Litoral e Foz do Iguaçu, o roteiro é destaque em um telão na Gran Vía de Madri, em dezenas de lojas e nos Aeroportos de Barajas (Madri) e El Prat (Barcelona).
"As pessoas estão descobrindo o Paraná e percebendo que há muita variedade e qualidade no destino. Isso é fruto também dos nossos esforços de divulgação, participação em feiras internacionais e, acima de tudo, contato com o trade especializado. Estamos preparados para receber o público espanhol, europeu e de todo o mundo no Estado, porque temos destinos prontos e outros que estão em ascensão", comentou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
O Viaje Paraná esteve durante toda a semana em Barcelona representando o Governo do Estado na IBTM World 2025 (feira destinada ao segmento de Turismo de Negócios e Eventos). Um dos encontros foi com o Consul Geral do Brasil na Espanha, Pedro Henrique Lopes Bario, para a realização de um evento com empresários do ramo do turismo espanhol.
"O objetivo é estreitar a relacao com quem empreende no turismo do país, especialmente com relação à rede hoteleira e também a outros assuntos voltados ao turismo", destacou a gerente de eventos do Viaje Paraná, Patrícia Gusso.
ESTRATÉGIAS DE MERCADO- O Grupo Viajes El Corte Inglés é líder no ramo de viagens na Espanha, e realiza diversas reuniões e acordos com o Viaje Paraná desde janeiro deste ano, a partir da Feira Internacional de Turismo de Madri. Os encontros resultaram em uma série de estratégias promocionais, com foco em propagar o turismo paranaense no país europeu.
Além das ações publicitárias, um grupo de agentes de viagens espanhóis teve a oportunidade de fazer o roteiro pelo Estado que está sendo divulgado ao público europeu. Na modalidade Famtour - viagem de familiarização - os profissionais tiveram contatos e experiências in loco com o turismo do Paraná entre os dias 13 e 19 deste mês.
Nesse formato, agentes e pessoas que trabalham com pacotes turísticos são treinados para uma venda mais efetiva. Após a visita presencial nos atrativos, os profissionais têm mais repertório e informações para impactar e vender melhor o destino aos clientes. É uma maneira de transmitir credibilidade aos turistas, uma vez que o vendedor já fez e aprova o roteiro.
"É a primeira vez que visito o Brasil. A minha maior curiosidade era a respeito de Foz do Iguaçu, mas os demais destinos, cidades e gastronomias foram surpreendentes. Cada local que visitamos durante o roteiro tinha um propósito e complementava a experiência. O que eu mais gostei foi as Cataratas, o Macuco Safari e a Ilha do Mel", disse a agente de viagens de Madri, Esther Esteban.
"O Paraná não era muito conhecido por mim, o que, naturalmente, fazia com que não tivesse muitas expectativas sobre o destino. Mas, conhecer o Estado ao longo desses dias me mostrou como é incrível o Paraná. São muitas experiências, destinos, pessoas e natureza diferentes de tudo que eu já vi. A recepção de Leste a Oeste, é fantástica", comentou a agente Susane Canet.
"Também é a minha primeira vez no Brasil e já cheguei visitando um lugar incrível. Me surpreendeu muito esse roteiro, eu não esperava muitas das coisas que vi. O que mais me encantou foi a educação e receptividade das pessoas, em todos os lugares, além da organização dos atrativos turísticos, a facilidade de transporte e a preservação de locais históricos. Vamos vender muito esse destino na Espanha", comentou German Bonache.