
Qualidade e sabores autênticos do Turismo Gastronômico paranaense são alguns dos diferenciais que têm chamado atenção de pessoas ao redor do mundo. Outra prova disso é a cervejaria Hank Bier, de Guarapuava, na região Central do Estado, que conquistou medalha de ouro durante a Brussel Beer Challenge. O campeonato mundial de cervejas aconteceu na Bélgica e teve os resultados divulgados nesta segunda-feira (17).
Com o rótulo Strong Dark, a Hank Bier foi campeã na categoria Strong Dark Ale. Ela foi a única paranaense campeã no concurso e uma das poucas brasileiras medalhistas, ao lado de cervejarias de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que conquistaram outras categorias.
A Strong Dark Ale é uma variedade de cerveja escura tradicional da Bélgica – conhecido, justamente, como “estilo belga”. Diante disso, o peso é ainda maior para a cervejaria estadual, uma vez que ela superou outros três rótulos totalmente belgas (duas medalhas de prata e uma de bronze).
Com o reconhecimento internacional, tanto a marca local quanto a imagem do Paraná são enaltecidos, mostrando a referência do Estado em um setor responsável por atrair muitos viajantes. É o que afirma Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo. “É um orgulho ter empreendimentos paranaenses sendo reconhecidos por sua qualidade e exclusividade, porque esses também são fatores de atração turística. Um estrangeiro que degustou uma bebida estadual no campeonato pode se interessar em conhecer mais cervejarias locais, fomentando um grande fluxo em nossos Territórios do Turismo”, disse o secretário.
Em sua 14ª edição, o evento reuniu mais de 1,7 mil rótulos mundiais, produzidos por 500 cervejarias de 36 países. Ao todo, foram disputadas 8 categorias e 92 subcategorias. Entre os concorrentes estavam cervejarias chinesas, belgas, francesas, italianas, entre outras nacionalidades.
“O turismo se apropria, de maneira benéfica, de produções e itens exclusivos no Paraná, porque é uma atividade que valoriza o Estado e o que é produzido aqui. É um reconhecimento às cervejas, mas beneficia os municípios também, uma vez que são vários os destinos no Estado que contam com rotas e passeios ligados a gastronomia e bebidas” conta Irapuan Cortes, diretor presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado a Secretaria do Turismo (Setu-PR).
ORGULHO REGIONAL – A terra natal da Hank Bier, Guarapuava, é reconhecida pela Lei Federal nº 14.956 como a Capital Nacional da Cevada e do Malte, por conta de sua forte vocação agrícola, sobretudo, na produção dos dois insumos.
“Estamos aqui na Bélgica comemorando, porque esse é o nosso passaporte para as competições internacionais. Ser vitorioso em um país com tantos concorrentes populares no meio cervejeiro é indescritível. O título é importante ao Brasil e ao Paraná, mas é um orgulho a mais para Guarapuava”, comentou Thomaz Felipe Tensini, sócio proprietário da cervejaria premiada.
A importância da bebida é tão grande ao município que uma Rota da Cerveja foi criada – com a Hank Bier no itinerário. O atrativo, conhecido como Bierweg, busca consolidar a região como uma referência cervejeira, utilizando o turismo como ferramenta.
No Bierweg são organizados passeios guiados por cervejarias artesanais, campos de pesquisa de cevada e lúpulo, por uma das maiores fábricas de malte da América do Sul e pelos principais pontos turísticos da cidade. Na excursão, turistas conhecem um pouco mais da cultura cervejeira local, com transporte e guias especializados. Conheça mais sobre o passeio clicando AQUI.
PRODUÇÃO EM DESTAQUE– De acordo com o Anuário da Cerveja 2025, são 175 cervejarias paranaenses registradas, posicionando o Estado entre os maiores polos cervejeiros do Brasil com uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano.
Além disso, de 2020 até o ano passado, a indústria cervejeira já investiu cerca R$ 5 bilhões em municípios paranaenses, com apoio do programa estadual de incentivos fiscais, o Paraná Competitivo. Exemplo disso é a inauguração da Maltaria Campos Gerais, em 2024. A fábrica possui capacidade para produção de 280 mil toneladas de malte por ano.
No ramo das competições, o Estado também se destaca e chama atenção de amantes da bebida e viajantes em busca de novos e premiados sabores. Segundo a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), são mais de mil títulos conquistados por empreendimentos paranaenses, desde que a associação foi fundada, há 13 anos.
“Os concursos são vitrines às marcas e produtores locais, porque cada medalha conquistada alavanca o nome do Estado e dos municípios. O Paraná é uma referência nos concursos, por isso, temos usado o turismo para trabalhar com essa popularidade, por meio da promoção de eventos regionais dedicados a bebida, por exemplo”, disse Everton Delfino, diretor presidente da Porcerva.
Os títulos são vários. Em maio deste ano, a 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (Oeste), levou duas medalhas de ouro no World Beer Cup, em Indianápolis (EUA). Em agosto, a própria Hank Bier conquistou 14 medalhas no Brasil Beer Cup. Em outubro, o rótulo Frutopia, das cervejarias Yellow Bird (Pinhais) e Hespana Brewerry (Paranaguá), foi eleito o melhor do País na 5ª Copa Cerveja Brasil.
TURISMO CERVEJEIRO – Em Curitiba, uma Rota Cervejeira foi lançada em 2024 pela Procerva, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná. A ideia é oferecer uma opção para conhecer mais da cultura que envolve a produção e degustação da bebida. O tour passa por 17 bairros e conta em seu itinerário com mais de 20 pubs, bares e empreendimentos.
Na Região Metropolitana da Capital (RMC), em Pinhais, também é possível visitar a Rota da Cerveja Artesanal, que tem atualmente sete empreendimentos em seu itinerário. Turistas podem conhecer um município de fácil acesso, localizado a cerca de 10 km do Centro de Curitiba e a 18 km do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na vizinha São José dos Pinhais.
Nos Campos Gerais, a Heineken – uma das maiores marcas de cerveja do mundo – inaugurou em 2024 um tour cervejeiro no Estado. O passeio dura cerca de duas horas e só pode ser feito em dois municípios brasileiros: Jacareí (SP) e em Ponta Grossa. Com a experiência “Inside the Star”, a cervejaria abre as portas para uma visitação focada na produção da bebida.