
Órgão de promoção turística do Governo do Estado, o Viaje Paraná capacitou e apresentou destinos, gastronomia, potenciais e atrativos únicos do turismo paranaense ao trade e profissionais do Rio Grande do Sul. O encontro aconteceu nesta terça-feira (04), durante o Meeting Corporativo & Lazer, em Porto Alegre, reunindo cerca de 80 empresários e agentes de viagens.
Em geral, os participantes têm como público-alvo de vendas turistas e clientes da grande Porto Alegre e de outros locais do interior gaúcho. Na apresentação, técnicos transmitem informações sobre o Paraná, mostrando belezas naturais, serviços, experiências, gastronomia típica e destinos que reúnem variados tipos de turismo.
Na WTM em Londres, Paraná reúne empresários e apresenta destinos turísticos
Aos profissionais, é uma oportunidade de conhecer potenciais exclusivos, roteiros únicos e as possibilidades de mercado que o Paraná tem a oferecer. Entre os destaques, estavam o inverno paranaense (um preparativo para 2026) e o Natal de Curitiba – a maior programação natalina do Brasil, que neste ano terá mais de 150 atrações.
“É uma troca, porque damos propriedade e conhecimento aos profissionais, e eles retribuem inserindo o Estado nos pacotes e vendendo aos seus clientes. Apresentar nossos atrativos e conquistas é estratégico, porque transmitimos credibilidade e mostramos que vale a pena vender o Estado aos turistas”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
Os dados de crescimento do turismo paranaense e a presença em feiras e eventos, além da repercussão em nível internacional, como o Parque Nacional do Iguaçu ter sido eleito pela TripAdvisor como principal atrativo do Brasil e América do Sul, também somam força nas ações.
“Novamente o Paraná é destaque ao redor do Brasil ao mostrar sua grande variedade turística que, neste caso em especial, é favorecida pela proximidade com o Rio Grande do Sul. Os profissionais têm interesse em nossos atrativos e sempre buscam tirar dúvidas sobre rotas, porque querem incluir o Estado nos catálogos de vendas”, disse Noé Vieira Santos, assessor técnico do Viaje Paraná.
PROFISSIONAIS AGRADECEM– As informações que o Viaje Paraná expõe durante os encontros preparam e incentivam os profissionais a explorarem tudo que o Estado pode oferecer em termos de turismo, adaptando os pacotes conforme a demanda e perfil de seus clientes.
“Eu tenho uma agência de turismo em Porto Alegre segmentada, tanto para corporativo quanto para o lazer, e o Paraná se encaixa perfeitamente nos dois nichos. Eu defendo que o turismo é uma coleção de memórias, e descobri hoje que o Paraná é cheio de paisagens incríveis. Quero apresentar isso aos meu clientes e curtir junto com eles”, contou Deise Oliveira, da empresa Deluxe Travel.
“Um dos pontos que me chamou atenção foi o inverno paranaense. Eu sou do Rio Grande do Sul, conheço temperaturas baixas, mas percebi que no Paraná faz bem mais frio. Eu quero sentir na pele e vou vender aos meus clientes que buscam essa experiência climática”, completou Deise.
BALANÇO – Também fazem parte dessa ação os roadshows, famtours e as grandes convenções. Ao todo, o Estado tem a marca de 21,4 mil empresários e profissionais do turismo impactados pelas informações repassadas pelo órgão de promoção do Estado, desde janeiro de 2024.