
De olho no mercado e no público europeu, o Viaje Paraná – órgão de promoção turística do Governo do Estado – e coexpositores paranaenses marcam presença na World Travel Market (WTM), grande feira de turismo que acontece em Londres, na Inglaterra. Com início nesta terça-feira (04), o evento segue até quinta (06), divulgando destinos, gerando networking de serviços e proporcionando maior contato com o trade global.
A WTM Londres, durante alguns dias, se torna o ponto de encontro da comunidade global de viagens. Em sua 45ª edição, a feira reúne líderes, ministros, profissionais do setor e turistas. A expectativa é que essa seja a maior edição da história do evento, superando os 46 mil visitantes e os cerca de 4 mil expositores registrados em 2024.
Para mais uma grande programação de mercado, o Viaje Paraná abriu espaço para cinco coexpositores selecionados por meio de manifestação de interesse – Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu; Lufthansa City Center Turismo; Prefeitura de Maringá; Instituto Municipal de Turismo de Curitiba; e a PrimeFérias Turismo.
É a primeira vez que o Viaje Paraná participa com um estande próprio na WTM Londres. No espaço de 27 m², os coexpositores divulgam seus produtos, serviços e destinos preparados para receber turistas e firmar parcerias com clientes europeus. Além disso, o local reúne materiais promocionais do Estado, traduzidos para o inglês.
“O mercado europeu é o segundo maior emissor de turistas estrangeiros ao Paraná, atrás apenas da América do Sul. Entendendo isso, priorizamos levar a marca do Estado e coexpositores dos nossos municípios. O turismo é feito pela iniciativa privada, não tem como representar bem o setor sem os empreendedores. Com eles, a promoção paranaense no Exterior tem mais impacto e resultado”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
CONTATO COM O MERCADO– Para muitos coexpositores, estar ao lado do Viaje Paraná na WTM em Londres é uma oportunidade única de entrar em contato com público e representantes de mercado não tão acessíveis no dia a dia.
“É a primeira vez que participo de uma feira no Exterior ao lado do Viaje Paraná e tem sido muito produtivo. Nossa empresa estava em busca de um novo nicho de atuação, como receptivos internacionais, e estar justamente no Exterior para criar contatos será fundamental nessa nova fase”, contou Josélia Gärtner de Freitas, da empresa Lufthansa City Center.
Curitiba marca presença no evento com boas lembranças de sua última participação. No ano passado, na mesma programação, a Capital foi reconhecida e premiada como um dos destinos tendências para se visitar em 2025 pela editora britânica Lonely Planet – responsável por um dos maiores guias de viagens do mundo.
“Estivemos aqui em 2024, mas neste ano é a primeira participação como coexpositor. Por meio dessa parceria estratégica, conseguimos botar em prática a internacionalização do nosso destino. Estar em Londres foi mais fácil e possível graças ao Viaje Paraná”, disse José Antônio Martinez, gestor de Comunicação do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.
“Participar da WTM é de suma importância para Foz do Iguaçu, porque é uma chance de alavancar ainda mais o destino e outros municípios da região. Se posicionar no mercado do turismo exige credibilidade e, estar ao lado do Viaje Paraná e de outros coexpositores, transmite a organização e sinergia necessária para se destacar no setor, sobretudo internacional”, disse Jakline Broco, diretora de Promoção e Marketing Digital da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu.
AGENDAS ESTRATÉGICAS– Desde a criação – ou ampliação – de uma rede de contatos até a busca de fornecedores, a WTM Londres é um ambiente propício para conhecer empresas, profissionais e trocar experiências sobre o setor. Diferentes reuniões aconteceram ao longo do primeiro dia de feira no estande paranaense, como com representantes da Adventure Travel Trade Association (dos Estados Unidos), Viajes El Corte Inglés (líder no setor de agências de viagens da Espanha), entre outros.
“É uma estratégia de posicionamento no mercado, aumentando a presença junto ao trade e atraindo cada vez mais viajantes internacionais ao Estado. Com as reuniões, atualizamos ações que já temos através de alguns parceiros internacionais e tratamos de outros temas relevantes ao turismo estadual, como Famtours, voos e outras estratégias”, destacou Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.