 
 
O setor do turismo mantém seu ritmo de crescimento no Paraná, condição comprovada pela criação de 5.869 novos postos de trabalho de janeiro a setembro de 2025, uma alta de 14,7% na comparação com o mesmo período de 2024, quando o saldo foi de 5.118 vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Considerando apenas o mês de setembro, houve alta de 73,5% na geração de empregos em relação ao mesmo mês de 2024, passando de 615 para 1.067 vagas. Este desempenho, somado a meses de forte crescimento como abril (+93,8%) e julho (+82,4%), solidifica a trajetória ascendente do turismo no Estado.
O maior volume de novos postos de trabalho ocupados nos primeiros nove meses deste ano foi em Serviços de Alimentação, com 3.385 vagas e um aumento de 13,4% – o saldo no mesmo intervalo de tempo de 2024 no segmento foram 2984.
O Transporte Aéreo teve crescimento de 131,7%, com 95 vagas geradas em 2025 contra 41 em 2024, enquanto o Transporte Ferroviário reverteu um saldo negativo, alcançando um aumento de 120%. Já no Transporte Rodoviário o crescimento de janeiro a setembro foi de 60,8%, com 804 vagas. O Transporte Aquaviário registrou alta de 258,8% nas novas vagas, passando de 17 para 27 empregos.
O Alojamento contribuiu com 497 vagas, um crescimento de 22,7%. As Atividades Desportivas e Recreativas, com 689 vagas, apresentaram uma expansão de 15,8%.
Para o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, os números reforçam a solidez da política estadual para o setor. "Os dados atualizados do Caged, que agora incluem setembro, não apenas confirmam, mas superam as nossas expectativas e provam que estamos no caminho certo", afirma. "Um crescimento de 14,7% no saldo de empregos até setembro é a prova de que a estratégia ‘18 Territórios, Um Só Destino' está gerando frutos concretos, espalhando desenvolvimento e oportunidades por todo o Paraná".
TERRITÓRIOS TURÍSTICOS– A estratégia dos “18 Territórios, Um Só Destino”, iniciativa do Governo do Estado, se prova cada vez mais eficaz, com regiões e municípios antes menos movimentados agora despontando como grandes polos de geração de empregos.
O Vale do Ivaí, por exemplo, registrou um crescimento de 2.880,0% no saldo de empregos, de 5 para 149 vagas. A região de Águas do Arenito Caiuá teve um incremento de 212,5%, passando de 24 para 75 vagas, e o Norte do Paraná dobrou o número de vagas, com crescimento de 100,9%, de 224 para 450.
As Rotas do Pinhão mantêm sua liderança em volume, consolidando 3.806 vagas e um crescimento de 43,1%, e as Riquezas do Oeste também apresentaram uma expansão robusta de 42,0%.
O programa “18 Territórios, um só destino” busca descentralizar e valorizar o potencial turístico do Interior. Isso é feito por meio do mapeamento e organização de roteiros, apoio a eventos, capacitação de agentes locais e incentivo a Parcerias Público-Privadas.
CENÁRIO ESTADUAL – O Paraná acumula a abertura de 121 mil vagas de trabalho formais criadas em 2025 , o que coloca o Estado como terceiro maior empregador do País no ano.
Em setembro, as empresas paranaenses admitiram 171.918 novos trabalhadores e desligaram outros 159.872, o que corresponde a um saldo positivo de 12.046 vagas com carteira assinada que passaram a ser ocupadas. Com o resultado, o Paraná manteve a sequência de saldos positivos registrada desde o início de 2025. Setembro teve o melhor desempenho mensal desde março, quando foram criados 13.516 postos de trabalho.
Em 2025, o Paraná responde por 41,1% das vagas geradas na região Sul, à frente de Santa Catarina, com saldo de 95.054 (32,2%) e do Rio Grande do Sul, com 78.452 (26,6%). O Estado também possui o maior contingente de pessoas empregadas com carteira assinada, com 3,34 milhões de trabalhadores, ante 2,91 milhões dos gaúchos e 2,66 milhões dos catarinenses que estão nas mesmas condições.
Todos os cinco grandes segmentos da economia analisados pelo Ministério do Trabalho e Emprego tiveram saldo positivo de empregos no Paraná entre janeiro e setembro de 2025. As empresas que trabalham com a prestação de serviços foram as que mais contrataram no Estado nestes nove meses, com 64.893 admissões a mais do que demissões. Depois, aparecem a indústria, com 26.856 vagas, comércio (17.324), construção civil (10.189) e a agropecuária (2.009).
 
  
  
  
 