
O Paraná Skate Pro (etapa paranaense do Circuito Brasileiro de Skate Park Profissionais) foi responsável por atrair diversos competidores brasileiros e até do Exterior a Curitiba. A programação aconteceu entre os dias 24 e 26 deste mês, no Complexo Esportivo Tarumã, e contou com patrocínio do Viaje Paraná – órgão de promoção turística do Estado.
A competição trouxe alguns dos melhores praticantes de Skateboarding Park ao Estado, incluindo grandes estrelas com títulos mundiais e participações na corrida olímpica para Tóquio 2020 e Paris 2024. O evento também contou com apoio da Sanepar, Secretaria do Turismo do Paraná, Secretaria de Estado do Esporte, Prefeitura de Curitiba e outros.
Cerca de 40 participantes dos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro, além de competidores da Argentina e de Portugal, marcaram presença em Curitiba. A etapa também trouxe treinadores, patrocinadores de atletas, familiares e fãs de vários municípios do Brasil, movimentando o setor do turismo.
"O esporte é um importante indutor do turismo, pois movimenta toda a cadeia econômica. Quem participa de uma competição ou acompanha um evento esportivo também é turista, porque se hospeda, se alimenta, utiliza serviços e consome produtos locais", disse Patrícia Gusso, diretora-presidente interina do Viaje Paraná.
"O Paraná possui infraestrutura de excelência e destinos com potencial para receber eventos esportivos de diferentes modalidades e portes, nacionais e internacionais, o que reforça a capacidade do Estado em acolher atletas, equipes e público, promovendo o desenvolvimento regional e fortalecendo a imagem do destino”, acrescentou.
O campeonato recente integrou o Circuito Brasileiro Pro pelo terceiro ano consecutivo. Desde 2023, a pista paranaense se tornou um local de treinos da Seleção Brasileira e também um espaço aberto ao público. Com uma pista de padrões olímpicos, o Estado é referência em competições do gênero.
É o que explica Edson Scander, gerente da Confederação Brasileira de Skate. Segundo ele, é um polo do skate brasileiro e mundial, formando muitos medalhistas e atletas reconhecidos. "Nos últimos anos, houve eventos grandiosos no Estado, porque há uma estrutura qualificada. As pessoas que gostam do esporte querem conhecer o Paraná, porque admiram competidores locais. Prova disso são os participantes da Argentina e de Portugal, que fizeram uma longa viagem, se hospedaram em hotéis e viveram alguns dias em Curitiba exclusivamente para o evento”.
COMPETIDORES DE FORA– Os três melhores colocados das categorias feminina e masculina eram, majoritariamente, de fora do Estado. O pódio masculino teve Dan Sabino, de São Bernardo do Campo (SP), como campeão, além dos atletas Rafael Amorim, de Florianópolis (SC), em segundo lugar; e o português Thomas Augusto, de Lisboa, fechando o top 3.
Já o pódio feminino teve Raicca Ventura, natural de Santo André, em São Paulo, como a campeã, além da atleta curitibana Mirella Haraguchi na segunda posição e Fernanda Galdino, natural da capital paulista, em terceiro lugar.
“Estou me sentindo muito feliz por ter ganhado e mais feliz ainda por ter conseguido acertar uma volta que eu não tinha conseguido acertar ainda nas outras fases. Muito legal ter uma etapa aqui em Curitiba. É a segunda vez que eu corro o Campeonato Brasileiro aqui. Adoro Curitiba”, disse Raicca.
Confira o ranking completo dos participantes AQUI .