O Viaje Paraná, órgão de promoção turística do Governo do Estado, capacitou e apresentou o crescimento e principais indicadores positivos a empresários e profissionais ligados ao trade do turismo paranaense. O encontro aconteceu na manhã deste sábado (18), durante o Meeting Corporativo & Lazer, em Curitiba.
A programação reuniu cerca de 90 profissionais, empresários, agentes de viagens e demais trabalhadores, a maioria do trade estadual, além de alguns oriundos de Santa Catarina e São Paulo. Eles tiveram maior contato com grandes números que o turismo do Paraná tem alcançado, sobretudo em aspectos de mercado e promoção internacional. Os dados preparam e incentivam os profissionais, sobretudo paranaenses, a explorarem e divulgarem mais dos potenciais turísticos da sua própria região.
"Quando vamos nestes eventos ao redor do Brasil, mostramos o que o Paraná tem de melhor, muitas vezes, para pessoas que não conhecem a fundo o destino. Hoje mostramos a profissionais daqui mesmo o quanto o turismo tem evoluído de forma conjunta, preparando eles para divulgarem melhor o seu próprio estado", disse Eduy Azevedo, gerente de Relações com o Mercado do Viaje Paraná.. "Isso consagra a união de esforços entre poder público e iniciativa privada, responsável por conduzir o setor", afirmou.
Entre os tópicos, foram apresentados os mais de 826 mil turistas estrangeiros que vieram ao Estado neste ano (entre janeiro e setembro); os milhares de profissionais e agentes de viagens capacitados pelo órgão de promoção desde o ano passado; os destaques que o Paraná tem recebido em feiras e grandes eventos de mercado ao redor do mundo e o crescimento do setor de serviços.
"Representantes de grandes empresas foram capacitados a respeito dos potenciais, principalmente sobre a atual captação de visitantes e a vasta oferta de atrativos e serviços. O foco do Meeting é atrair as pessoas que tomam decisões dentro das grandes empresas corporativas, mostrando a elas que o Paraná segue em um crescimento constante no setor, sendo um destino qualificado e chamativo", completou Eduy.
IMPORTÂNCIA AO TRADE- Quem participou da programação, aprovou os conhecimentos transmitidos. O encontro proporcionou também um grande networking entre os profissionais, uma forma de ressaltar a influência de diferentes áreas de atuação do turismo corporativo dentro do setor.
"Ultimamente eu vejo cada vez mais pessoas no Estado falando espanhol, inglês e outras línguas, claramente turistas. Dominar outros idiomas é uma necessidade para trabalhar com o turismo no Paraná atualmente. Para nós é fundamental que esses dados sejam apresentados de maneira clara, porque é um estímulo a mais", disse Thays dos Santos Pereira, da escola de idiomas Fluency Academy.
"Sou de Cascavel, no Oeste, e já conhecia algumas coisas apresentadas. No entanto, ver todos esses dados de crescimento e exemplos na prática durante o evento é inspirador, dá orgulho de ser paranaense. É importante sair da sombra, porque o Paraná é encantador e precisa ser exaltado como o destino turístico que é", relatou Mariana Lima, da empresa KPMG Auditores.
Paula Yuli Prestes, que trabalha com consórcios e agências de crédito, afirmou que é muito interessante ver que o turismo do Paraná tem crescido tanto nos últimos anos. "Sou curitibana e conheço os principais pontos turísticos da Capital e algumas coisas do Litoral. Mesmo estando perto e morando aqui, descobri hoje locais que eu nunca visitei, como a Grande Reserva da Mata Atlântica. A apresentação é eficaz, porque dá esse sentimento de orgulho e pertencimento ao ver a relevância do Estado no turismo e perceber que muitos atrativos maravilhosos", comentou.
BALANÇO - As apresentações em eventos ao redor do Brasil integram a estratégia do Viaje Paraná. Também fazem parte dessa ação os roadshows, famtours e as grandes convenções. Ao todo, o Estado tem a marca de 22 mil empresários e profissionais do turismo impactados pelo órgão de promoção, desde janeiro de 2024.