Neste mês de outubro, o Viaje Paraná reforça sua estratégia de promoção e contato com o mercado nacional e internacional através de feiras, eventos e ações que impactam profissionais do turismo. São nove programações distribuídas entre municípios paranaenses, destinos brasileiros e outros países.
Um dos focos da promoção do turismo do Paraná neste mês é a IMEX América 2025, uma das feiras mais importantes do segmento M.I.C.E. (Turismo e Negócios e Eventos), em Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 07 e 10. O evento reúne profissionais do setor de eventos, oferecendo uma oportunidade única de conexão com expositores e líderes globais.
O Viaje Paraná participa também da FITPAR - Feira Internacional de Turismo do Paraguai, realizada entre os dias 10 e 12 de outubro em Assunção. O órgão de promoção levará 15 coexpositores estaduais ao evento, considerado uma das maiores vitrines turísticas do continente, visando o fortalecimento do turismo paranaense no país vizinho, que já é o maior emissor de visitantes internacionais no Estado.
Segundo o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuã Cortes, buscar mais conexão com o mercado internacional representa ganhos, especialmente, para a economia do Estado. De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Turismo, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Banco Central do Brasil (Bacen), os turistas internacionais injetaram aproximadamente R$ 5,8 bilhões na economia paranaense ao longo de 2024.
“Com a nossa forte atuação no mercado internacional, aeroportos, lojas e outros locais de Madri, na Espanha, por exemplo, estão divulgando pacotes turísticos com destino ao Paraná. É marcando presença e atuando em feiras e eventos em outros países que conseguimos mostrar o verdadeiro potencial dos atrativos paranaenses”, disse.
NACIONAL– Apresentar destinos e serviços do turismo estadual em eventos de outros Estados é outra estratégia de promoção do Governo do Estado. Entre os dias 08 e 10 deste mês, o Paraná marca presença na ABAV Expo, no Rio de Janeiro (RJ). Organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, o encontro reúne milhares de profissionais e empresas do setor.
A feira contará com mais de 2 mil marcas de diversos segmentos do turismo, incluindo companhias aéreas, hospedagem, cruzeiros, operadoras, agências de viagem, seguros, transporte e tecnologia, garantindo uma experiência completa para os visitantes.
A mesma divulgação será feita aos visitantes e participantes do Muscle Contest International, um dos maiores campeonatos de fisioculturismo do Brasil, que acontece em Curitiba nos dias 03 e 04, e em Piracicaba (SP), nos dias 08 e 09.
CAPACITAÇÕES– Neste mês de outubro, o Viaje Paraná realiza capacitação de agentes de viagens e profissionais do setor em quatro encontros. A primeira reunião será entre os dias 05 e 09 em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, com agentes de viagens que participam da Famtur Portas Abertas, promovida pela Operadora FRT.
Essa é uma modalidade em que agentes de viagens passam por uma imersão presencial em um destino – conhecidas também como viagens de familiarização. Em quatro edições anteriores do projeto, mais de 170 profissionais de 18 Estados já conheceram inloco os atrativos da Terra das Cataratas e de Curitiba.
Outros encontros para impactar profissionais que atuam na venda de pacotes turísticos acontecem em Curitiba no dia 16 durante evento da Operadora Home Office Tur; e no dia 18 no Meeting Elza. Em 23 de outubro, o Viaje Paraná apresenta o potencial do Estado durante programação da Europlus, em São Paulo (SP).
Confira o calendário de eventos, feiras e capacitações com apoio do Viaje Paraná em outubro:
03 e 04 – Muscle Contest International – em Curitiba
05 a 09 – Famtour FRT – em Foz do Iguaçu (PR)
07 a 10 – IMEX América 2025 – em Las Vegas (EUA)
08 e 09 – Muscle Contest International – em Piracicaba (SP)
08 a 10 – Abav Expo – no Rio de Janeiro (RJ)
10 a 12 – FITPAR – em Assunção (Paraguai)
16 – Home Office Tur – em Curitiba (PR)
18 – Meeting Elza – em Curitiba (PR)
23 – Europlus – em São Paulo (RJ)