O Paraná recebe nesta semana cerca de 200 agentes de viagem que atuam em 16 estados do Brasil. Eles vieram participar de famtours realizadas em Foz do Iguaçu pelas Operadoras de Viagens Trend e FRT, com apoio do Viaje Paraná, órgão do Governo do Estado responsável pela promoção do turismo. Famtour é uma modalidade conhecida como “viagem de familiarização”, porque proporciona um contato mais próximo entre o agente de viagem e um destino turístico.
Os eventos começaram dia 23 de setembro e seguem até este sábado (4). Há outros programados para o início de outubro. Durante a imersão no destino, além de conhecerem atrativos in loco, os profissionais também são municiados com informações importantes de mercado e potencial do setor, por meio de apresentação feita pelo Viaje Paraná.
Segundo Irapuan Cortes, diretor-presidente do órgão de promoção, essa é uma forma efetiva de mostrar serviços qualificados e atrativos relevantes do turismo no Paraná, impactando as vendas de pacotes para o Estado.
"Estamos passando informações de qualidade e dando conteúdo aos profissionais agentes de viagem sobre o nosso turismo, justamente para que eles vendam mais e melhor. Na hora de escolher um destino, o turista se baseia em muitos critérios. Para ele se interessar em visitar Foz do Iguaçu, por exemplo, é necessário que o agente saiba fazer essa oferta, destacando a segurança, variedade e qualidade que o Paraná tem no setor”, disse.
OPERADORAS– A famtur da Operadora Trend se chama “Trend te leva Paraná” e reuniu 122 agentes de viagens de 15 estados do Brasil conhecendo os atrativos da Terra das Cataratas. A imersão teve início nesta segunda-feira (29) e segue até a quarta-feira (1º). Esta foi a primeira ação com agentes nesta modalidade realizada pela operadora no Paraná, com o objetivo de identificar oportunidades de negócios e parcerias estratégicas que possam impulsionar as vendas de Foz do Iguaçu como destino ou produto.
Participam profissionais que atuam no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Amazonas, Paraíba, Goiás, Brasília, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso.
Chamada de “Famtour Portas Abertas”, a imersão mais recente da paranaense FRT começou terça-feira (30) e segue até o dia 4 de outubro, sendo a quarta viagem realizada com profissionais do Brasil no Estado. Já a terceira viagem ao Paraná aconteceu entre os dias 23 e 27, com profissionais de Brasília e do Rio de Janeiro. Ao todo, as duas viagens – que são as mais recentes – somam 79 agentes.
Anteriormente, outros 94 profissionais já foram impactados em duas viagens do famtour, com agentes de Belo Horizonte, Goiânia, Palmas, Salvador, Maceió e Recife, que visitaram Curitiba e Foz do Iguaçu. Um novo grupo está previsto para os dias de 05 e 09 de outubro, com profissionais de Florianópolis, Manaus, Belém e Rio Branco.
BALANÇO– Os Famtours integram a estratégia do Viaje Paraná de promoção do turismo do Estado. Também fazem parte dessa linha de ação os roadshows, que são apresentação e capacitação de profissionais do setor sobre o Paraná em grandes convenções. Ao todo, o Estado tem a marca de mais de 21 mil empresários e profissionais do turismo capacitados a respeito de destinos e produtos turísticos pelo Viaje Paraná, desde janeiro de 2024.