O Viaje Paraná, órgão de promoção turística estadual, participa do Encontro Nacional de Fretamento, que começou nesta quinta-feira (25) e segue até este domingo (28), em Foz do Iguaçu, na região Oeste. Ligado ao setor de transportes, ele é considerado um dos maiores eventos das empresas do ramo no Brasil, tratando de temas como mobilidade, inovação, lazer e turismo.
Organizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (Anttur), reúne cerca de 450 trabalhadores e empreendedores do setor, oriundos de diversas partes do Brasil. Eles são, em geral, representantes de organizações do ramo, que operam, também, viagens e transporte de turistas.
Para o Estado, participar da programação é uma boa oportunidade de mostrar para empresários, parceiros de negócios e profissionais as vantagens e potenciais paranaenses que o turismo, sobretudo rodoviário, pode gerar.
Durante o encontro, o Viaje Paraná apresenta ao público destinos estaduais e um modelo de ônibus da viação Princesa dos Campos, plotado com a marca do turismo paranaense – parte de uma campanha feita com diversas empresas de ônibus e linhas aéreas iniciada em 2023. O órgão de promoção também conta com um estande onde estão disponíveis materiais de divulgação.
“No espaço, além de atrativos, também destacamos a grande malha rodoviária do Estado, que liga importantes destinos e tem ampla conectividade. Esse é um fator crucial na hora de vender locais do Paraná que não têm aeroportos próximos aos turistas, por exemplo. O evento é um canal aberto para networking, onde podem surgir novas operações e parcerias, fomentando o nosso turismo”, explica o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
TURISMO RODOVIÁRIO– Neste ano, entre janeiro e agosto, o Paraná já recebeu mais de 764 mil turistas internacionais. Destes, a maior parte (95%) teve acesso ao Estado por via terrestre, como ônibus e meios de transporte particular, o equivalente 733 mil viajantes. Os maiores emissores de viajantes estrangeiros foram os vizinhos sul-americanos. O Paraguai enviou 298,1 mil viajantes, seguido pela Argentina, com mais de 290,9 mil turistas.
“Estatísticas indicam uma preferência do público em viajar de ônibus, por diversos motivos, por isso trabalhamos com a experiência do usuário, ofertando produtos que contribuem para uma viagem inesquecível. Participar da programação e perceber como o Paraná está engajado em alavancar o turismo é um sinal positivo para a expansão dos serviços da empresa, porque ninguém faz nada sozinho”, disse Alexandre Cervelin, gerente Comercial da Marcopolo.
Josiane Santos Marcondes, da empresa J. Marcondes Transportes, ressalta a importância do Estado estar envolvido na programação. “Trabalhamos com fretamento e transportes escolares e hoje pudemos conhecer, graças ao Viaje Paraná, uma série de destinos regionais que valem a pena. Nós vamos dar essas indicações aos colégios, para que realizem passeios dentro do próprio Estado”, disse.
Turismo do Paraná é apresentado a agentes de viagens do Rio de Janeiro
PROGRAMAÇÃO– O evento segue até domingo com um ambiente de exposição e divulgação de novidades com parceiros relevantes do mercado, interação entre profissionais e divulgação do que há de mais moderno em termos de equipamentos e tecnologia para potencializar as empresas. Confira a programação completa AQUI .