O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Turismo (Setu), elaborou um painel digital interativo que reúne informações atualizadas sobre 2.333 atrativos, recursos e equipamentos turísticos em 358 municípios do Estado. A ferramenta foi desenvolvida pela Coordenação de Gestão e Sustentabilidade da Setu a partir da atualização e reordenamento da base de dados turísticos e está disponível para gestores públicos, empreendedores, pesquisadores e demais interessados.
O painel permite consultas interativas por cidade, categoria e segmento turístico, com filtros e gráficos que geram visões personalizadas. Entre os atrativos mapeados, 52,4% são complementares, 24,7% recursos naturais e 13,4% indutores, além de localidades de interesse turístico. A maior concentração está nos segmentos de turismo cultural (528), ecoturismo (505) e turismo religioso (494).
De acordo com o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, a ferramenta fortalece a divulgação do potencial turístico estadual. “O turismo é um grande motor de desenvolvimento e o painel dará mais visibilidade aos nossos atrativos. Essa inovação também auxiliará os empreendedores do setor a identificar oportunidades de investimento e aprimorar a qualidade do atendimento aos visitantes”, afirmou.
O trabalho de atualização da base envolveu reuniões com as 18 Instâncias de Governança Regionais (IGRs), entre setembro e dezembro de 2024, garantindo a validação dos dados e a criação de um fluxo contínuo de atualização. Entre 2024 e 2025, o número de municípios com atrativos mapeados cresceu 68%, passando de 213 para 358.
De acordo com a diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da Setu, Tatiana Nasser, o mapeamento é permanente. “No turismo, sempre há possibilidade de criação de novos atrativos, conforme investimentos e melhorias de infraestrutura são realizados”, disse.
A coordenadora de Gestão e Sustentabilidade do Turismo da Setu, Anna Carolina Vargas de Faria, responsável pelo projeto, diz que o painel possibilita uma visão ampla do cenário turístico paranaense.
“Nosso objetivo é proporcionar uma visão abrangente e estratégica dos atrativos, atividades e recursos turísticos distribuídos por todo o Estado, considerando os segmentos de oferta e a aderência ao mercado. Com essa ferramenta, será possível conhecer e compreender o cenário turístico paranaense, facilitando ações de ordenamento territorial, fomento ao setor, atração de investimentos e promoção no mercado de viagens”, afirmou.
MAPEAMENTO– Em 2019, uma pesquisa inicial identificou os atrativos turísticos do Paraná. O levantamento incluiu serviços e equipamentos que compõem a oferta turística do Estado. "Este foi o primeiro trabalho voltado à identificação dos atrativos com presença nas plataformas digitais", disse a estatística da Setu, Gilce Zelinda Battistuz.
Na ocasião, a oferta turística incluía o conjunto de atrativos, serviços, equipamentos e infraestrutura de apoio ao turismo em um destino. "Esse é um trabalho contínuo e em constante atualização. O painel está aberto a contribuições do setor, permitindo que novos atrativos sejam incluídos e a base de dados se mantenha mais completa", reiterou Anna Carolina.
Para orientar os usuários, a Setu fará uma oficina online no dia 30 de setembro, às 14h30.
Serviço:
Conheça e Use: Oficina do Painel Interativo de Turismo do Paraná
Formulário de Inscrição AQUI
Data: 30/09, terça-feira
Horário: 14h30
Modalidade: online (o link será enviado para o endereço de email inscrito)
Dúvidas e sugestões: gestao@turismo.pr.gov.br