Teve início nesta quinta-feira (11) em Curitiba a IV Conferência LGBTI+, que neste ano aborda o tema “Democracia, Direitos e Inclusão: Construindo a Cidadania LGBT+ no Estado do Paraná”. O evento segue até esta sexta-feira (12) e reúne cerca de 300 participantes. A programação abriu espaço para debates em eixos temáticos, que envolvem enfrentamento à violência, trabalho e geração de renda, e institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTI+.
O evento tem como objetivo central ampliar o debate sobre direitos humanos, cidadania e enfrentamento às desigualdades. Entre os principais pontos em pauta estão a proposição de diretrizes para a criação e implementação de políticas públicas voltadas ao combate à discriminação, além da elaboração de contribuições para novas leis. A conferência também busca consolidar a participação social no processo de formulação de políticas públicas, programas e ações que garantam inclusão e igualdade de direitos.
“Estamos aqui em um espaço de diálogo e de reflexão, de construção coletiva, para que juntos, poder público e sociedade civil, possamos transformar ideias em uma proposta voltada à efetivação da realidade do que desejamos”, disse Louise da Costa e Silva Garnica, diretora-geral da Secretaria da Justiça e Cidadania, na abertura do evento.
“A nossa presença aqui não é protocolar, ela representa um compromisso de todos nós com a dignidade, com a igualdade, com a justiça para todas as pessoas, independentemente da orientação sexual e identidade de gênero”, acrescentou.
Durante o encontro serão eleitas as pessoas delegadas que representarão o Paraná na IV Conferência Nacional, que acontecerá em outubro em Brasília. As conferências municipais, estaduais e a nacional estão previstas no Decreto n°11.848, de 26 de dezembro de 2023.
PRESENÇAS– Participaram da abertura os deputados estaduais Goura e Professor Lemos, o presidente da OAB-PR, Luiz Fernando Casagrande Pereira, Toni Reis, fundador do Grupo Dignidade, entre outros representantes da comunidade.
Entre os representantes governamentais presentes na conferência e que atuam como delegados estão:
- Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju): titular Nádia Alves Leandro e suplente Jane Cristina Lobato Vasques.
- Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi): titular João Eduardo e suplente Priscila Alves da Silva.
- Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp): titular Vyctor Hugo Gaita Grotti e suplente Diogo Augusto Cotovivicz.
- Departamento Penitenciário Nacional (Depen): titular Sandra Márcia Duarte e suplente Denise Correia dos Santos.
- Secretaria da Educação (Seed): titular Gizele Cristina Carneiro e suplente Jean Leonardo Loss.
- Secretaria da Saúde (Sesa): titular Mara Carmen Ribeiro Franzoloza e suplente Lucimar Pasin de Godoy.
- Secretaria da Cultura (Seec): titular Joanes Barauna e suplente Daniele Cristina Mariano de Lima.
- Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti): titular Ali Davis de Souza e Silva e suplente Márcio José Pereira.
- Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef): titular Rui Rocha Ferreira e suplente Daniel Ricardo Andreatta Filho.
Já os representantes da sociedade civil são:
- Grupo Dignidade: Mateus Cesar Costa (titular) e Alberto Alexandre Schmitz II (suplente)
- Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP): Remom Matheus Bortolozzi (titular) e Beti Clarão Andermana (suplente)
- Associação Flor de Lis LGBT: Thaís Boa Morte (titular) e Murilo Prada do Carmo (suplente)
- Associação de Travestis e Transexuais de Foz do Iguaçu “Casa de Malhú”: Bruna Ravena Braga dos Santos (titular) e Katrine Padilha dos Santos (suplente)
- Centro Paranaense da Cidadania (Cepac): Lucas Siqueira Dionisio (titular) e Maria Angela Strapasson (suplente)
- Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge/PR): Vergínio Luiz Stangherlin (titular) e Tiago Luan Hachmann (suplente)
- Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh): Kalynka Oliveira Feliciano (titular) e Josiane de Lima (suplente)
- Ação Social Irmandade Sem Fronteiras: Jesus Manuel Regges Bolivar (titular) e Sebastian David Gomez Perez (suplente)
- Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat): Fabian Algarte da Silva (titular) e Thannara Útana Isis (suplente)