Os Campos Gerais se preparam para o Festival da Primavera, que acontece no município de Castro, dos dias 12 a 14 deste mês (próxima sexta-feira a domingo). Além do balonismo e diversas outras atrações (todas gratuitas e abertas ao público), o evento contará com um grande festival gastronômico, onde serão ofertadas opções de comidas e bebidas, com sabores do moderno ao típico, com pratos e porções vendidos a partir de R$ 15,00.
O Festival de Primavera é organizado, pela primeira vez, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, com apoio do Viaje Paraná e parceria da Federação Paranaense de Balonismo, e será no Castrolanda Expo Center. A seção gastronômica do evento será promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), também parceira do Festival.
“Isso fortalece o turismo do Paraná e, especialmente, dos Campos Gerais. São atrações únicas que captam visitantes, movimentam o comércio e aquecem a economia. Também é uma chance de conhecer mais da nossa gastronomia, típica e moderna, levando para casa boas lembranças do Estado e seus sabores únicos”, afirmou Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
Ao todo, serão 12 locais com operações gastronômicas de alimentos e bebidas, entre quiosques, estações “Fogo de Chão” e “Restaurante Abarasel”, além do espaço “Comidas Típicas”, onde estarão disponíveis pratos e culinárias tradicionais do Paraná.
O cardápio das estações conta com sanduíches, hambúrgueres, pastéis, choripan, pizzas, porções, açaí, sorvetes, fondue e outros. Além de bebidas, como caipirinha, refrigerantes, água, chopes artesanais, drinks clássicos e autorais, entre outros.
“Turismo e gastronomia andam lado a lado. Apenas neste ano, tivemos oito bares e sete restaurantes paranaenses entre os 100 melhores do Brasil, comprovando que o Estado se destaca neste segmento, seja por seus pratos únicos ou por sua vasta oferta de empreendimentos com qualidade e atendimento acima da média”, enfatizou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção turística estadual.
SABORES PARANAENSES– O cardápio é completo e conta com o barreado (típico do Litoral), carne de onça (iguaria de Curitiba), entrevero de pinhão, costela, comida tropeira, porco no rolete (um dos pratos típicos de Toledo, no Oeste), arroz carreteiro e tortas holandesas – iguaria popular de Carambeí, localizada a aproximadamente 22 quilômetros de Castro.
Além das raízes e tradições, o barreado e carne de onça estão na lista dos 21 produtos paranaenses chancelados com selo de Indicação Geográfica (IG), concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que comprova qualidade e originalidade territorial dos itens. As tortas holandesas de Carambeí estão com pedido de reconhecimento tramitando no órgão federal e podem ser mais um produto do Estado com o selo no futuro.
“Levaremos os nossos principais restaurantes associados para garantir uma segurança alimentar e um bom atendimento. Além das opções convencionais, daremos um destaque a pratos típicos paranaenses, que falam sobre o Estado e traduzem os sabores dos nossos municípios”, afirma Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel-PR.
EVENTO– O primeiro Festival da Primavera vai movimentar os Campos Gerais com uma programação diversificada e gratuita com atividades culturais e educacionais, shows musicais, gastronomia, comercialização de produtos regionais paranaenses e o maior encontro de balonismo da história do Estado.
O evento contará ainda com exposições das Forças de Segurança. Representantes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros, irão apresentar equipamentos e veículos históricos das instituições. O público também poderá participar de atividades recreativas, receber orientações e prestigiar a apresentação musical da Banda da Polícia Militar do Paraná.
Também haverá tendas para orientações sobre doação de sangue e órgãos e uma ação de vacinação em parceria com o município. Confira a programação completa AQUI .