Foz do Iguaçu amplia, ano após ano, a sua vocação para captar e entreter o público que chega ao Oeste. Ao longo de 2025, importantes atrativos turísticos registraram grandes taxas de visitação, aquecendo também os serviços locais. São destaques o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras, Wonder Park, Itaipu Binacional, Eco Park Foz, Mercado Público Barrageiro, Blue Park, Mesquita Omar Ibn Al Khattab e a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. Juntos, os atrativos já registraram 3.307.817 turistas neste ano. E o Pompidou vem aí.
“Foz do Iguaçu é um importante polo turístico do nosso Estado. O turismo tem qualidade e diversidade de atividades e, assim como outros locais do Paraná, é preparado para receber e atender com qualidade turistas de todo o Brasil e internacionais. O município fica na tríplice fronteira e faz divida com dois países que estão entre os cinco maiores emissores de turistas estrangeiros ao Paraná. Já temos grandes atrativos e em breve o Pompidou, que será um marco”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção turística do Governo do Estado.
O Parque Nacional do Iguaçu já recebeu 1.321.416 visitantes, volume 10,81% superior ao do mesmo período de janeiro a agosto de 2024, quando foram registradas 1.192.467 pessoas. O local abriga as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e eleita em 2025 como o principal atrativo do Brasil e da América do Sul pela plataforma de viagens TripAdvisor.
Próximo dali, o Parque das Aves também registrou intenso movimento: foram 579.020 turistas nestes oito meses, um aumento de 12,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, que teve 515.966 visitantes. O atrativo é a única instituição do mundo focada na conservação das aves da Mata Atlântica. Lá é possível ter uma experiência com exuberantes aves e com as florestas em que habitam, ajudando na conservação da mata e suas espécies.
“Foz do Iguaçu é um destaque pela diversidade de atrativos. A cidade tem opções de lazer, turismo de negócios, de natureza, gastronômico e também uma vasta rede de hotéis, desde simples até resorts de luxo”, afirmou o diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná, Marcelo Martini.
MARCO E WONDER PARK– O Marco das Três Fronteiras contabilizou 327.177 turistas, um aumento de 9% na comparação com janeiro a agosto de 2024, que teve 301.081 visitantes. Criado em 1903, o local simboliza a união entre Brasil, Argentina e Paraguai, países que influenciam diretamente na cultura de Foz do Iguaçu. Lá é possível encontrar gastronomia, ambientação histórica e curiosidades que tornam a imersão na cultura dos povos da região ainda mais especial.
Já o complexo Wonder Park une tecnologia, magia e emoção para criar experiências inesquecíveis, reunindo atrações como o Movie Cars, Show das Águas e Lumina Park. Ao longo de 2025, de janeiro a agosto, um total de 80.519 pessoas visitaram e participaram das atividades, entre brasileiros e estrangeiros.
ITAIPU E ECO PARK FOZ– O Complexo Turístico de Itaipu, que leva turistas pelos bastidores de uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, situada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, ao longo do Rio Paraná, registrou 324.786 no período. Inaugurada em 1984, a estrutura é administrada conjuntamente pelos dois países.
Inaugurado em 2022, o Eco Park Foz traz uma experiência única de respeito aos seres vivos, convidando visitantes a fazer uma interação controlada com os animais e assistir demonstrações de exercícios do cavalo crioulo, uma raça típica do Brasil, e o voo das aves de rapina. No acumulado do ano no atrativo, foram 61.390 turistas, frente aos 46.567 dos mesmos oito meses do ano passado, um aumento de 31,8%.
MERCADO PÚBLICO E PARQUE AQUÁTICO– No segmento do Turismo Gastronômico, o Mercado Público Barrageiro recebeu 305.351 visitantes ao longo deste ano, entre turistas e moradores. Além de culinárias típicas e contemporâneas, é um ponto de encontro de culturas, com shows musicais, apresentações artísticas e sabores autênticos da região. O local tem menos de um ano e já recebeu, desde sua inauguração, em novembro do ano passado, 343.520 visitantes.
Mesmo fora da temporada de verão, Foz se mantém como um destino com temperaturas mais elevadas durante quase todo o ano. O parque aquático Blue Park Mabu Foz recebeu ao longo deste ano 255.379 turistas e visitantes. Entre os diferenciais, conta com uma praia artificial com ondas, com areia natural e um cenário paradisíaco
MESQUITA E CATEDRAL– No recorte do Turismo Religioso, a Mesquita Omar Ibn Al Khattab, a segunda maior da América Latina e a maior do Brasil, recebeu no acumulado deste ano 44.779 turistas, um crescimento de 8,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, com 41.262 visitantes. Passando para a fé católica, a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe registrou cerca de 8 mil turistas no período.
EXPECTATIVAS– As expectativas futuras para o turismo de Foz do Iguaçu estão altas, uma vez que o município deve receber novos atrativos de renome internacional. O Estado será o primeiro nas Américas e no Hemisfério Sul a contar com um satélite do renomado museu francês Centre Pompidou. A instalação da unidade é fruto de uma parceria iniciada em 2021 pelo Governo do Estado e teve projeto arquitetônico apresentado nesta sexta .
Com investimento estimado em cerca de R$ 250 milhões por parte do Governo do Estado, o museu será construído em um terreno cedido pela Motiva ao lado do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A previsão é publicar a licitação de obras ainda neste ano e a inauguração deve ocorrer em 2027.
Para este ano, está prevista a inauguração do aquário AquaFoz , com um investimento privado de mais de R$ 140 milhões. Ele ocupa uma área de 24 mil m², com área construída de 13 mil m², ao lado do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. Conta com 28 tanques, que juntos somam 3,3 milhões de litros de água, dedicados aos ecossistemas da bacia amazônica e dos rios Paraná e Iguaçu. Os visitantes poderão conhecer mais de 300 espécies de água doce e marinha,
Segundo Felipe Giublin, diretor de Engenharia do Grupo Cataratas, responsável pelo empreendimento, a expectativa é alavancar ainda mais a recepção de turistas na região Oeste. “O aquário representa um marco para o município e toda a região. É mais um investimento de grande porte, que promove conhecimento, sustentabilidade, conservação e valorização da vida aquática. Vai reforçar a vocação de Foz do Iguaçu como um destino turístico de referência internacional, somando forças às diversas experiências e atrativos qualificados já existentes”, ressaltou.