O reality show "Race Across the World" , exibido pela BBC - uma das maiores corporações de comunicação do mundo - coloca o Paraná como destino do turismo mundial. Após aparecer na versão britânica ano passado, o Paraná agora é destaque na versão alemã do programa, produzida pela emissora ZDF.
A Serra do Mar Paranaense e as Cataratas do Iguaçu (uma das Sete Maravilhas do Mundo) aparecem como cenários imperdíveis. O episódio, gravado em outubro do ano passado, teve como protagonistas mãe e filho, Lile e Dilara, que percorreram o trecho ferroviário entre Curitiba e Morretes.
“É o Paraná para o mundo. O turismo do Estado estar presente em um programa desse porte revela que temos potencial para atender turistas de todo o mundo com passeios incríveis”, destaca o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.
Somente no ano passado, mais de 912 mil turistas internacionais foram registrados no Paraná, segundo dados divulgados pela Embratur . Neste ano, até o mês de junho, o Estado já recebeu mais de 627 mil turistas internacionais.
O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, lembra que existe todo um trabalho para captação de turistas estrangeiros. “Precisamos entender o turismo como matriz econômica e algumas ações são muito importantes para que isso aconteça. Já visitamos mais de dez países com capacitações sobre o potencial do turismo paranaense, mostrando nossos atrativos e destinos”, diz.
GRAVAÇÃO– Todo o processo – desde as negociações iniciais até a captação das imagens – foi mantido em sigilo absoluto para garantir o ineditismo da exibição e respeitar o formato do reality. Somente agora, com a estreia oficial, foi possível divulgar a participação brasileira na produção.
A viabilização das duas produções demandou articulações de meses entre as equipes internacionais de produção e a comunicação institucional da Serra Verde Express, que conduziu as tratativas e acompanhou todas as etapas.
De acordo com Adonai Arruda Filho, diretor-geral da empresa, essa exposição internacional é um marco não apenas para o Paraná, mas para o turismo nacional como um todo. “Ter o Paraná como cenário de um programa desse porte, transmitido em rede nacional no Reino Unido e agora na Alemanha, é uma vitrine imensurável para o Brasil. É uma chance de mostrar nossas belezas naturais, nossa cultura e a hospitalidade do nosso povo para milhões de pessoas mundo afora”, afirma.
Criado pelo Studio Lambert e distribuído mundialmente pela All3Media International, o "Race Across the World" desafia cinco duplas de competidores a cruzarem países e continentes com recursos limitados – apenas o equivalente ao valor de uma passagem aérea – e sem qualquer acesso a smartphones, internet ou cartões de crédito.
O objetivo é chegar primeiro ao destino final explorando diferentes culturas, paisagens e meios de transporte. Na temporada Celebridades da BBC, mais de 5 milhões de pessoas acompanharam o início da disputa, tornando o reality o programa mais assistido do Reino Unido, em todos os canais e plataformas, durante praticamente toda a exibição.
As gravações no Brasil foram conduzidas pela Viva Productions, empresa de serviços de produção e conteúdo sediada no Rio de Janeiro e com currículo internacional. Com uma equipe bilíngue experiente em TV, a empresa atende clientes como Netflix, Amazon Prime, HBO, BBC, BBC Studios, Channel 4, ITV, Channel 5, Nat Geo, Discovery Channel, PBS, Seven Network Australia, entre outros.
O episódio completo pode ser visto neste link .