A delegação do Ceará participou da competição inédita, 1ª Copa Nacional Quilombola de Futebol, realizada pelo Ministério da Igualdade Racial realizada em parceria com o Ministério do Esporte, Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), nos dias 12 a 15 de dezembro, no Rio de Janeiro.
“A competição teve início na Copa Estadual Quilombola de Futebol do Ceará, realizada pela Secretaria do Esporte, com a participação de 17 times masculinos e 2 femininos, de diferentes quilombos, e definiu os melhores na fase estadual levando as equipes a participarem da etapa nacional, no Rio de Janeiro”, salientou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.
Participaram da etapa nacional as equipes da comunidade Quilombola Conceição dos Caetano do município de Tururu, no naipe feminino e comunidade Quilombola de Batoque, do município de Pacujá, no naipe masculino.
No feminino, o título ficou com o Quilombo São Pedro (AM), que deu um show em campo. As meninas do Quilombo Serra Feia (PB) também brilharam e garantiram o vice-campeonato. No masculino, a festa foi de Goiás, o Quilombo Kalunga levantou o troféu, enquanto o Quilombo Graúnas (ES) conquistou o 2º lugar.
A grande final aconteceu no domingo (15), no Campos das Laranjeiras, na sede do Fluminense com a presença da Ministra de Igualdade Racial, Aniele Franco.
A competição reuniu quilombolas de 16 estados brasileiros. A 1ª Copa Nacional Quilombola de Futebol é uma iniciativa inédita, que tem por objetivo promover a visibilidade das comunidades tradicionais quilombolas de todo o Brasil, oportunizando momentos de interação e de fortalecimento de laços, por meio do esporte.