A Delegação do Ceará finalizou a participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) com 39 medalhas ganhas (sete ouro, dez prata e 22 bronze). Foram 14 dias de competição, no período de 20 de setembro a 3 de outubro, na cidade do Recife-PE.
Para o chefe de delegação do Ceará, Roberto César Lima, a competição revelou novos talentos e formou cidadãos mais conscientes. “Participar dos JEBs 2024 foi uma experiência única e fundamental para nosso desenvolvimento integral, especialmente para nossos jovens alunos atletas. Além de promover a prática esportiva, essencial para a saúde física e mental, essas competições incentivam valores como disciplina, trabalho em equipe e resiliência.
No âmbito da cidadania, os alunos aprendem a lidar com vitórias e derrotas, desenvolvem empatia e respeito pelos adversários, e fortalecem o senso de comunidade. Assim, os Jogos Escolares não só revelam talentos esportivos, mas também formam cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios da vida. Foi uma honra chefiar a delegação cearense mais uma vez”.
Alguns pais que acompanharam seus filhos nos jogos. Muitos vieram de longe, demonstrando um apoio incondicional e uma torcida vibrante. O pai do atleta de ciclismo, Érico Bessa, saiu do município de Cascavel para incentivar o filho na competição. “Eu vim aqui prestigiar esse evento e dar apoio e incentivar ele nessa batalha que é o ciclismo que ele gosta de participar”, disse.
Ver a dedicação dos familiares, que enfrentaram longas distâncias e se organizaram para estar ao lado dos jovens atletas, fez toda a diferença. Atleta da modalidade de ciclismo, Helen Santos, 12 anos, teve que esperar seu pai trazer a sua bicicleta de Tejuçuoca. “Meu pai veio de carro com a bicicleta que ainda estava em manutenção. Estou muito feliz e ele vai aproveitar e me dar todo apoio”.
Os estudantes-atletas competiram em 17 modalidades: individuais: atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling e xadrez nos naipes feminino e masculino e, ginástica rítmica, no naipe feminino; coletivas: basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia nos naipes feminino e masculino.
A competição teve por finalidade fomentar a participação dos estudantes-atletas brasileiros da educação básica de ensino em atividades desportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos esportivos.
Mín. 18° Máx. 27°