A convocação dos profissionais selecionados em edital foi realizada pelo governador Elmano nesta sexta-feira (30)
Promover esporte e lazer para garantir mais cidadania e qualidade de vida. Com esse objetivo, o Governo do Ceará oficializou, nesta sexta-feira (30), a convocação de 258 profissionais do Projeto Esporte em 3 Tempos. A ação ocorreu no Complexo Esportivo e Cultural Parque Dom Aloísio Lorscheider, em Fortaleza, com as presenças do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora Jade Romero, e do secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, entre outras autoridades.
A convocação amplia a atuação do projeto, que passa a atender os 184 municípios cearenses, alcançando 26 mil pessoas (com previsão de chegar a 30 mil), em 220 núcleos. Até então, estava presente em 173 cidades, com 188 núcleos e 18.215 participantes.
O investimento no projeto em 2024 é de R$ 11,7 milhões. “O Esporte em 3 Tempos contribui para a cultura de paz, saúde e integração comunitária. Quanto mais territórios tiverem esse projeto, mais oportunidades. O esporte é, fundamentalmente, um ambiente de amizade, diversão, de sólidas relações comunitárias. Crianças e adolescentes tornam-se mais amigos, sendo inspirados com bons exemplos para as escolhas e construção de seus projetos de vida. Essa inspiração acontece no dia a dia, no exemplo, na conversa, na prática esportiva”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
Coordenador Geral (uma); Coordenador Pedagógico (uma); Coordenador Setorial (18); Setorial Administrativo Interno (3); Professor de nível superior na área de Educação Física (225); Embaixador(a) do Esporte (2); Psicólogo (uma); Profissional de T.I (uma); Assistente Social (uma); Estagiários em Educação Física ou Gestão Desportiva e Lazer (5).
Futebol
Futebol Society
Treinamento funcional
Recreação
Vôlei
Futsal
Vôlei de praia
Hóquei sobre a grama
Natação
O titular da Sesporte, Rogério Pinheiro, destacou que a ampliação fortalece a promoção do esporte e da qualidade de vida. “Em 2019, começamos o projeto com 40 núcleos e 40 professores levando esportes para areninhas. Enfrentamos o desafio da pandemia transmitindo atividades por meio das redes sociais dos próprios professores. Hoje, estamos em diversas quadras, inovando com novas modalidades. Agora, vamos ocupar todos os 184 municípios, contando com profissionais capacitados que são inspiração”, destacou.
A professora de educação física Nayane Dayse dos Santos, de Barbalha, na região do Cariri, é uma das bolsistas. Ela vai atuar junto a crianças e adolescentes, ministrando aula as de futebol society, futebol e recreação em areninhas e quadras cobertas.
“O projeto é muito importante para minha região, porque era carente em políticas públicas voltadas ao esporte. O projeto chegou e foi um divisor de águas, com muitas crianças querendo participar. Hoje tem bastante alunos e a participação dos familiares, que estão sempre presentes”, disse Nayane.
Morador da cidade de Maracanaú, Miguel Adrian Lopes, de 12 anos, ingressou no Esporte em 3 Tempos neste ano. Ele e os colegas participam da turma de futsal. Para Jamile Suyane Lopes, 31, mãe de Miguel, o projeto traz lições de cidadania e preenche o tempo do filho com alegria e saúde.
“O Esporte em 3 Tempos é a melhor coisa que apareceu lá no Maracanaú. Quando apareceu no colégio dele, eu já corri para escrever ele. O esporte incentiva a criança, é uma motivação e tira da rua”, ressaltou Jamile.
A vice-governadora reforçou a contribuição do projeto para a transformação social. “Iniciativas como essa salvam vidas e podem ser o fator decisivo na vida dos jovens, que podem escolher os melhores caminhos. Esses profissionais cuidam das joias da nossa sociedade, crianças e adolescentes que estão em processo de formação e, muitos, são talentosos, incluindo as nossas meninas”, defendeu Jade Romero.
Uma das novas embaixadoras do projeto é a ex-atleta de futebol profissional Karen Rocha. A zagueira teve passagens por clubes como Santos, Flamengo e Ceará. Na Seleção Brasileira, foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americano de 2011, no México, entre outras conquistas.
Com mais de 23 anos dedicados ao esporte, Karen diz que está apaixonada pela nova missão. “Estou muito empolgada com o projeto, porque estaremos trabalhando com vidas. O esporte é uma ferramenta importante para a sociedade e cria sonhos. Estou muito feliz”, registra Karen.
Cada núcleo do projeto é formado por um profissional de educação física, que fica responsável pelo planejamento, monitoramento e realização das atividades esportivas.
O núcleo é composto por 100 participantes, que são distribuídos em turmas por faixas etárias: 7 até 10 anos (Aprender); 11 até 13 anos (Desenvolver); 14 até 17 anos (Superar); e acima de 18 anos até idosos (Fortalecer).
Em cada núcleo serão ofertados aos participantes, no mínimo, duas modalidades/atividades esportivas coletivas e/ou individuais nas turmas Aprender e Desenvolver (7 até 13 anos).
Enquanto turmas Superar (14 até 17 anos) e Fortalecer (18 até idosos) há a oferta de, no mínimo, uma modalidade/atividade esportiva.
Poderão ser desenvolvidas mais modalidades/atividades esportivas em todas as turmas, de acordo com interesse dos participantes, habilidade e competências do profissional.
Mín. 17° Máx. 26°