Rio de Janeiro/RJ - A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (12/2) a Operação Dom Pedro II, com objetivo de recuperar obras do patrimônio público. A ação visa recuperar obras que foram furtadas e/ou roubadas, na década de 2000, de instituições públicas brasileiras, principalmente, no Rio de Janeiro e São Paulo. Entre as peças estão livros raros, periódicos e fotografias.
Foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão que foram cumpridos na Zona Sul e no Centro do Rio em desfavor de um dos receptadores da quadrilha.
As obras eram subtraídas para atender pedidos de colecionadores e comerciantes de arte, os quais eram, na verdade, receptadores e traficantes de obras. Para dar aparência lícita às obras furtadas e/ou roubadas, membros da quadrilha tramavam com os receptadores, e normalmente, colocavam as peças à venda em leilões no Brasil e no exterior.
Algumas das obras já foram recuperadas no exterior, em leilões e em coleções de instituições privadas brasileiras. Somente, no último ano, mais de R$ 1 milhão em obras de arte foram recuperadas.
*O nome da operação faz referência ao patrono das artes da história brasileira Dom Pedro II.