Sábado, 23 de Novembro de 2024
18°C 28°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Nadador baiano Guilherme Caribé confirma participação nos Jogos Olímpicos de Paris

Atualmente, Caribé mora nos Estados Unidos, onde aprimora seus treinamentos preparatórios para as Olimpíadas. O post Nadador baiano Guilherme Carib...

10/05/2024 às 16h16
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Marcus Carneiro/Sudesb
Foto: Marcus Carneiro/Sudesb

O nadador baiano Guilherme Caribé confirmou sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao vencer os 100 m livre, prova disputada nesta quinta-feira (9), na piscina da Comissão de Desportos da Aeronáutica, no Rio de Janeiro. A Seletiva Olímpica segue até sábado (11), para definir os demais representantes brasileiros, com a chance de ter mais um baiano entre os classificados.

Aos 21 anos, Caribé já era o favorito da prova. Na classificatória, ele já havia feito o índice de 47.95. Na final, quando a marca seria válida para a Seletiva, ele cravou 48.16, atingindo a marca necessária, o título do Troféu Brasil e a vaga para sua primeira participação olímpica.

Foto: Marcus Carneiro/Sudesb
Foto: Marcus Carneiro/Sudesb

 “Estou muito feliz. Um sonho realizado e a certeza de que todo o trabalho deu certo. Então, o foco agora é Paris. Da Bahia, vou levar muito axé e acarajé”, disse, Caribé, logo após a conquista.

Ao longo da sua carreira, Guilherme Caribé recebeu apoios do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), como o Bolsa Esporte, o FazAtleta e passagens em participações de eventos nacionais e internacionais. Atualmente, Caribé mora nos Estados Unidos, onde aprimora seus treinamentos preparatórios para as Olimpíadas.

Foto: Marcus Carneiro/Sudesb
Foto: Marcus Carneiro/Sudesb

Emoção

Presentes na prova, os pais de Guilherme Caribé estavam muitos emocionados. Ainda antes de ele cair na piscina, o pai, Mateus Rodrigues, falou do sentimento que estava vivendo. “Para nós, é a realização de um sonho também. Um trabalho que a gente vem acompanhando desde pequeno. Um orgulho e uma emoção muito grande”, descreveu.

Já a mãe Marja Caribé estava ansiosa. “Tremendo muito, ansiosa e nervosa. A gente pensa em toda a trajetória que ele teve ,e agora ver esse sonho sendo realizado… a gente não tem palavras para descrever”, disse.

Foto: Marcus Carneiro/Sudesb
Foto: Marcus Carneiro/Sudesb

Feminino

A Bahia também teve Celine Bispo disputando os 100m livre. No entanto, ela não conseguiu atingir o índice desta prova. Patrocinada pelo Governo do Estado, por meio do FazAtleta, Celine ainda busca o sonho olímpico na prova dos 50m livre, que acontece no sábado (11).

“Sigo muito confiante que vai dar certo. Conto com a energia de vocês para que eu conquiste essa vaga olímpica”, disse, convidando os baianos para acompanhar a disputa. A competição está sendo transmitida pelo canal SporTV e no youtube, canal oficial da CBDA, a partir das 18h.

A Seletiva Olímpica de Natação é organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, com apoio do Comitê Olímpico do Brasil, da Comissão de Desportos da Aeronáutica e do Comitê Brasileiro de Clubes.

Fonte: Ascom/Sudesb

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias