Terça, 30 de Abril de 2024
18°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Turismo Turismo

Grande Reserva Mata Atlântica vence prêmio internacional de turismo responsável

A Grande Reserva Mata Atlântica abrange um contínuo de dois milhões de hectares de Mata Atlântica ainda conservados entre Paraná, Santa Catarina e...

17/04/2024 às 17h26
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: SETU-PR
Foto: SETU-PR

A Grande Reserva da Mata Atlântica, projeto que reúne Paraná, Santa Catarina e São Paulo, ganhou o selo ouro na categoria Melhores Iniciativas de Trabalho em Rede para Promover o Turismo Responsável nos Destinos no 4º Prêmio Turismo Responsável . O resultado foi divulgado na noite desta terça-feira (16) durante a WTM Latin America , em São Paulo, evento anual que representa uma vitrine de inovação e ofertas de novos produtos, destinos e tecnologias da indústria de viagens e turismo.

A Grande Reserva Mata Atlântica abrange um contínuo de dois milhões de hectares de Mata Atlântica ainda conservados entre os três estados. A proposta da iniciativa é a geração de emprego e renda a partir de atividades de turismo de natureza, aliado ao turismo cultural e histórico.

Para implementar esse turismo sustentável, com foco na preservação do bioma, foi criada a Rede de Portais da Grande Reserva Mata Atlântica , que reúne representantes de instituições públicas, empresas privadas, organizações da sociedade civil, e indivíduos que queiram encabeçar o projeto de maneira voluntária, dos três estados.

Marcos Cruz, turismólogo e coordenador da Rede de Portais, destaca o reconhecimento da Grande Reserva Mata Atlântica. “Isso nos mostra que estamos no caminho certo e nos aproxima cada vez mais de nossa visão compartilhada: a de termos a Grande Reserva Mata Atlântica reconhecida nacional e internacionalmente como um destino turístico pautado na conservação da natureza e na valorização cultural e histórica, um destino turístico tão importante quanto o Pantanal e a Amazônia”, disse.

Somente no Paraná, são mais de 20 opções de passeios e programações consolidados dentro do bioma Mata Atlântica, como trilhas, camping, canoagem, ciclo turismo e passeio de trem. Os municípios envolvidos são Antonina, Guaraqueçaba, Morretes e Pontal do Paraná, no Litoral; São José dos Pinhais e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

“Depois da pandemia, vimos uma procura muito maior pelo turismo de natureza e não há dúvidas de que temos uma grande riqueza no Estado ainda pouco explorada”, afirma o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes. “É possível fazer turismo e gerar emprego e renda sem destruir, cuidando e protegendo o meio ambiente”.

PRÊMIO– A Rede Grande Reserva da Mata Atlântica concorreu entre 22 finalistas de 10 países. As iniciativas foram distribuídas em ouro, prata e bronze. No total, foram mais de 150 cases inscritos no prêmio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 07h04 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

Qua 30°C 18°C
Qui 30°C 19°C
Sex 30°C 20°C
Sáb 31°C 18°C
Dom 30°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias