Segunda, 29 de Abril de 2024
29°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Turismo Turismo

Epamig participa da 5ª Festa do Azeite Novo em Maria da Fé

Empresa fará apresentação com foco no pioneirismo da prática da olivicultura

16/04/2024 às 15h11
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Erasmo Pereira / Epamig
Erasmo Pereira / Epamig

O município de Maria da Fé, localizado na Serra da Mantiqueira, recebe a tradicional Festa do Azeite Novo, entre os dias 26 e 28/4, no Centro Cultural. O evento gratuito é organizado pela prefeitura e Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, com co-realização da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) .

A Epamig participará da mesa de abertura do evento, na sexta-feira (26/4) com apresentação sobre trabalhos pioneiros em olivicultura, além de celebração do aniversário de 50 anos da empresa. “A Epamig foi responsável pela primeira extração de azeite extravirgem do Brasil, realizada em Maria da Fé, no ano de 2008. Por isso, optamos por falar sobre os 50 anos de sua história na abertura, ressaltando sua importância para o contexto da olivicultura nacional”, conta o pesquisador, Pedro Henrique Moura.

O Campo Experimental da empresa em Maria da Fé receberá uma visita guiada na manhã de sábado (27/4), na qual os participantes poderão saber mais sobre pesquisas, cultivo da oliveira e processamento da azeitona para a produção do azeite de oliva. 

Os pesquisadores oferecerão plantão técnico ao longo da festa, no estande da Epamig, tirando dúvidas dos interessados. A empresa também participa, na noite de sábado (27/4), de debate promovido pela Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), sobre os rumos da olivicultura e os principais desafios para a cadeia no país.

Referência nacional

Criada com o intuito de celebrar a colheita de azeitonas na região, bem como a produção dos novos azeites, a Festa do Azeite Novo chega à quinta edição. Nos dias 27 e 28/4, o Centro Cultural da cidade receberá palestras conduzidas por especialistas em olivicultura, que vão discutir temas como o pioneirismo de Maria da Fé na produção nacional de azeites, as diferenças entre azeites extravirgens de qualidade superior e azeites vendidos em supermercados, e o projeto de um Museu Virtual da Olivicultura e do Azeite.

As inscrições para as palestras são gratuitas e podem ser feitas neste link

Serviço          

5ª Festa do Azeite Novo 

Data: de 26 a 28/4/2024

Hora: das 10h às 20h

Local:Centro Cultural de Maria da Fé - Praça Getúlio Vargas, 60, Centro - Maria da Fé (MG)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 13h04 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 30°

Ter 30°C 18°C
Qua 30°C 19°C
Qui 30°C 20°C
Sex 29°C 21°C
Sáb 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias