O Guarujá já é um dos destinos favoritos dos paulistanos quando o assunto é praia. O fácil acesso, a variedade de comércio no local e os preços um pouco mais acessíveis do que em outras cidades do litoral tornaram a cidade em uma das mais badaladas do litoral sul de São Paulo. Porém tanta fama vem com um custo.
Leia também: Praias para um bate volta saindo de SP: conheça o melhor de Guarujá em 9 dicas
As praias do Guaraujá mais visitadas, como a praia Pitangueiras e Enseada, costumam ser superlotadas, principalmente durante períodos de alta temporada, como nos meses de dezembro e janeiro, e nos feriados prolongados durante ao ano.
Com isso em mente, separamos 5 praias mais tranquilas que não são tão conhecidas pela maioria dos turistas, e também incluímos uma rota partindo do centro de Guarujá, para que você possa aproveitar esses locais longe da muvuca.
Leia também: Fuja das roubadas: saiba o que não fazer em Caraguatatuba e Ubatuba
Praias do condomínio Iporanga
O condomínio Iporanga fica no KM 17,5 da estrada para Bertioga, cerca de uma hora do centro de Guarujá . O local é a entrada de três das mais lindas praias da cidade, sendo elas a praia de Iporanga, a de São pedro e a das Conchas. O acesso dessas três praias é controlado por uma associação dos moradores do local, com o intuito de manter a segurança dos turistas e preservar as três praias que ficam dentro do condomínio.
Ao chegar no local, é necessária a identificação do motorista e dos passageiros que estiverem dentro do carro, além de informações adicionais como o RG do condutor e a placa do veículo. Após o processo de identificação, o carro ou motocicleta é liberado para estacionar em uma das 108 vagas que são divididas em dois estacionamentos, um deles próximo ao acesso para a praia de Iporanga, com 70 vagas, e o outro próximo às praias de São Pedro e das conchas, com 38. O acesso feito por pedestres também é permitido.
Vale lembrar que nenhuma das três praias conta com comércio local ou ambulante e nem aluguel de guarda-sóis e cadeiras, então, caso queira um pouco mais de conforto, você vai ter que levar de casa.
1. Praia de Iporanga
A praia de Iporanga conta com um mar mais tranquilo , mais atrativo para famílias com crianças e para quem busca relaxar. Rodeada de natureza, é comum flagrar animais como Esquilos, capivaras e diversas espécies de pássaros e borboletas. Além da beleza natural, a praia conta com uma cachoeira que é liberada para o uso dos banhistas, porém, por razões de segurança, é proibido mergulhar ou transitar na área onde as pedras são escorregadias.
A preferida por surfistas, a praia de São pedro é conhecida pelas suas ondas, o que atrai praticantes do esporte radical de todo o Brasil. O melhor horário para aproveitar as ondas é na parte da manhã, o que motiva aqueles que querem pegar um tubo a acordar bem cedo.
Leia também: Ponte Santos-Guarujá deve sair do papel quase 100 anos e cinco projetos depois
Com cerca de 150 metros de extensão, a praia das conchas recebeu esse nome por causa das conchinhas que ficam na areia, que cativam quem passa por lá. Além das conchas, a praia é rodeada por dois morros, o que acaba deixando o mar mais calmo e transformando-o em uma espécie de piscina natural.
Leia também: Litoral norte de São Paulo é opção para quem busca praias paradisíacas
Para quem não quer curtir uma praia em local privativo, o Guarujá ainda oferece duas outras opções calmas e lindas para uma visita.
Próxima à balsa de Guarujá para Bertioga, a Prainha Branca é muito famosa por sua beleza, simplicidade e calma, já que fica distante do centro urbano do Guarujá. Apesar de ser mais isolada, a praia conta com comércios e pousadas locais, com alguns restaurantes que são tradicionais da região. A disponibilidade de guarda-sóis e cadeiras são limitados, então recomenda-se que, se você busca um pouco mais de conforto, leve de casa.
O mar tranquilo da praia do mar casado torna o local perfeito para famílias que buscam tranquilidade em uma das praias mais bonitas do Guarujá . A vantagem é o acesso fácil, já que ela fica bem ao lado da praia de Pernambuco.
Com aproximadamente 400 metros de extensão, a praia também está próximo ao morro que leva seu nome, que pode ser acessado a pé, mas recomendamos que você faça isso quando a maré estiver baixa, pois o acesso fica mais difícil ao longo do dia, quando o nível do mar aumenta.
Além do comércio ambulante no local e quiosques que possibilitam o aluguel de guarda-sóis e cadeiras, a praia conta com estacionamentos nas proximidades que permitem que, além de parar seu carro ou moto, você possa tomar uma ducha para tirar a areia do corpo antes de ir embora.
O pções não faltam para quem quer explorar ainda mais o Guarujá e sair das praias mais movimentadas. Qual é a sua praia favorita na região?