Há três meses o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimentos - IMED gerencia o Hospital Municipal da Brasilândia (HMB), em São Paulo. Neste tempo implantou mais 30 leitos e novos serviços como o de endoscopia e colonoscopia, além de um ambulatório de ortopedia com cirurgias especializadas. Uma melhoria vista de perto pelo Conselho responsável pela qualidade e padrão de excelência que, reconhecidamente, são os valores do Instituto. A visita, no dia 22 de fevereiro, marcou os 90 dias da Organização Social à frente do HMB.
Hoje o HMB tem 244 leitos e faz 12 mil atendimentos por mês no Pronto-Socorro. A média é de 509 internações mensais.
Para o conselheiro Daniel Ribeiro Figueiredo, o que mais chamou a atenção foi a estrutura e a organização do trabalho. "A primeira impressão é que não é um hospital público, parece um hospital privado", destacou. O membro do conselho afirmou que sua experiência com qualidade hospitalar foi até surpreendida com o que observou. "Eu olho muito essa parte de conservação, porque já trabalhei com isso. Então, me chama a atenção. Está tudo muito bem estruturado num hospital que tem uma movimentação bastante grande, principalmente no Pronto-Socorro", realçou.
"É gratificante perceber que o padrão de qualidade do IMED já está aqui. Você já percebe os ambientes num padrão de hospital particular a serviço da população mais necessitada dessa região do São Paulo", avaliou Dom Inácio Maria da Veiga. "É difícil você ver um hospital onde as pessoas estão com sorriso nos lábios, e o pessoal está aqui porque está sendo muito bem atendido", salientou outro conselheiro, Miguel Tortorelli.
Balanço
Em 90 dias o HMB contabiliza inaugurações de setores e novos serviços disponibilizados à população. Em dezembro o hospital realizou a primeira captação de órgãos da sua história, inaugurando o Jardim do Doador, como um tributo permanente. Em seguida inaugurou o Serviço de Endoscopia e Colonoscopia - evento que contou com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes - o centro cirúrgico com 5 salas para atendimento de cirurgia geral e ortopédica, o ambulatório ortopédico com as especialidades de ombro, cotovelo, joelho e tornozelo, além da abertura de mais 30 leitos, sendo 10 de UTI e 20 para clínica cirúrgica.
Conselho
Os conselheiros Miguel Tortorelli, Daniel Rebello Figueiredo, José Ronald Rocha, Marcelo Silveira Ribeiro, John Flavin de Almeida Prado, Luis Donato Perillo e Dom Inácio Maria da Veiga visitaram o Hospital Municipal da Brasilândia acompanhados do diretor técnico do HMB, Guilherme de Abreu Silveira.
"Ter uma visão externa de quem não está diretamente envolvido na nossa operação, mas tem toda uma experiência na gestão hospitalar, pode nos ajudar a transformar o hospital de uma forma ainda mais intensa", enfatizou Silveira.
O conselheiro Dom Inácio celebrou uma missa com os colaboradores ao fim da visita.
SOBRE O IMED
O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que presta serviços de relevante interesse público na área de saúde. Atualmente, além de administrar unidades básicas de saúde em Minas Gerais, é responsável pela gestão do Hospital Estadual de Urgência de Trindade (HETRIN), do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) em Uruaçu, do Hospital Estadual de Formosa (HEF), todos em Goiás e, o Hospital Municipal da Brasilândia (HMB), em São Paulo. A organização zela pelo bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades, promovendo gestões competentes com uso racional de recursos e investimento em tecnologia e valorização dos seus recursos humanos.
Mín. 18° Máx. 27°