Sexta, 20 de Setembro de 2024
16°C 30°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Governador acompanha apresentação da bateria do bloco Leão da Lagoinha

Presidente do primeiro grupo carnavalesco criado na capital destaca importância do investimento do Governo de Minas para incentivar a folia em todo...

23/01/2024 às 20h20
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Léo Bicalho / Secult
Léo Bicalho / Secult

O governador Romeu Zema e os secretário de Estado Leônidas Oliveira ( Cultura e Turismo (Secult)  e Bárbara Botega (adj. de Comunicação Social) acompanharam, nesta terça-feira (23/1), a apresentação da bateria do bloco Leão da Lagoinha, o primeiro fundado em Belo Horizonte, em 1947. O encontro foi realizado no Centro Cultural Nosso Grito, no bairro Santo André, na capital. 

Na oportunidade, o presidente do Bloco Leão da Lagoinha, Jairo Nascimento Moreira, agradeceu o apoio do Governo de Minas ao Carnaval de BH. “É a primeira vez, em mais de 70 anos, que um governador visita nossa comunidade. O último foi Juscelino Kubitschek. Fico muito grato. O investimento do governo garante mais geração de empregos", ressaltou Moreira, destacando também que as ações desta gestão estão revolucionando a cultura no estado.

No carnaval de 2023 e também agora em 2024, o Leão da Lagoinha foi contemplado nos editais organizados pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para fomentar o trabalho dos artistas. Além disso, a Cemig, em parceria com o Governo de Minas, lançou o edital Carnaval da Liberdade Cemig 2024, um incentivo de R$ 5 milhões para projetos artísticos com temática carnavalesca também aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A medida atende às demandas de agentes culturais de todo o estado e representa uma importante ação de descentralização de recursos para a folia em Minas. A importância da valorização dos realizadores e da estruturação do Carnaval foi ressaltada pelo governador Romeu Zema, que confirmou a continuidade de apoio nos anos seguintes.

“Em 2023, tivemos a maior festividade natalina em Belo Horizonte e também a maior festa de passagem de ano. Vamos ter, em 2024, um Carnaval inesquecível, o maior de todos os tempos. A festa engrandece o nosso espírito, coloca nossa moral pra cima, cria empregos, divulga nosso estado, atrai turistas, movimenta a economia criativa. O Governo do Estado dará total apoio, não somente neste ano, como nos próximos também”, ressaltou.

Carnaval da Liberdade

Neste ano, pela primeira vez, o Carnaval de Belo Horizonte também terá um sistema de sonorização, que possibilitará a qualificação da experiência tanto para os artistas quanto para o público durante a folia. A iniciativa é do Governo de Minas e conta com o investimento de R$ 4,5 milhões, por meio do patrocínio da Cemig e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) , via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O secretário Leônidas Oliveira também destacou a relevância do fomento aos artistas que movimentam a cena e impulsionam o Carnaval no estado. “Eu e o governador fizemos um compromisso com os blocos de tornar o carnaval em uma política de Estado. Já estamos cumprindo. Essa é a segunda vez na história que o Governo de Minas Gerais apoia a festa. O Carnaval é turismo que gera emprego, renda, e que gera algo importantíssimo, a felicidade”, pontuou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias