Sábado, 27 de Abril de 2024
18°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Brasil Ouro Ilegal

Investigação da PF aponta comercialização de ouro ilegal na Amazônia feita por militares

A apuração em curso realizada pela Polícia Federal (PF) revelou que ouro extraído de garimpo ilegal na Amazônia estava sendo vendido por militares a mando de um tenente-coronel.

22/11/2023 às 20h50
Por: Redação Fonte: Sputniknews
Compartilhe:
© AP Photo / Edmar Barros
© AP Photo / Edmar Barros
Além de aliciar subordinados para vender ouro de garimpo ilegal, o tenente-coronel Abimael Alves Pinto também é suspeito de "recepcionar" um líder garimpeiro dentro do Batalhão de Infantaria de Selva, em Manaus, onde era responsável pelo controle operacional de ações na fronteira, segundo o jornal O Globo.
 

"Também foi possível constatar que Abimael se utilizou de militares de patente menor para realizar a venda de ouro que conseguia com o garimpo ilegal, atividade essa que realizava dentro do horário de trabalho", diz um trecho do relatório da PF visto pela mídia.

 
De acordo com o jornal, há indícios de que Alvez Pinto fornecia informações privilegiadas sobre ações do Exército e da PF em troca de propina. Parte desse dinheiro teria sido pago com o minério.
Uma das provas utilizadas pela PF para indicar o militar em um inquérito policial militar é um diálogo entre Alvez Pinto e um cabo ocorrido em agosto de 2020.
O subordinado envia ao superior a foto de um bolo de notas de dinheiro no bolso de um uniforme militar. Segundo os investigadores, o montante havia sido levantado com a venda do ouro retirado de garimpos. Nas mensagens, o cabo diz que está "com medo" de depositar tantas cédulas no banco, escreve a mídia.
 
"Chefe, é o seguinte, a quantidade de cédulas por envelope é de 20 cédulas. O que o senhor acha? O banco já não dá para entrar ninguém, fechou 15h00 para depositar na boca do caixa. E eu acho muito perigoso ficar contando dinheiro e botando no envelope lá", diz o cabo. O tenente-coronel então responde: "Pode ir lá. Faça com calma".
 
A defesa de Alvez Pinto refuta as acusações e diz que o militar teve o seu nome "envolvido injustamente por pessoas inescrupulosas", segundo o comunicado emitido por seu advogado Fernando Madureira.
A PF indiciou o tenente-coronel pelos crimes de usurpação de patrimônio da União, lavagem de dinheiro, associação criminosa e tentativa de impedir ação fiscalizadora do poder público. Alvez Pinto também é alvo de um inquérito na Justiça Militar.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 06h04 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 29°

Dom 30°C 18°C
Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 19°C
Qua 30°C 19°C
Qui 26°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias