Sábado, 27 de Abril de 2024
18°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Brasil Divócios

Saiba como divórcios podem ser feitos sem processo e até sem custos no Brasil

Divórcios extrajudiciais, que já superaram marca de 1 milhão no Brasil, e pré-processuais são possíveis para casais em comum acordo

18/10/2023 às 18h30
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

O divórcio é um momento delicado na vida de qualquer casal. O rompimento, a partilha de bens e os custos envolvidos em todo o processo podem gerar dor de cabeça e até mesmo fazer com que o par viva separado, mas não perante a lei. Mas você sabia que em casos de comum acordo entre o casal é possível fazer um divórcio sem processo e, em uma das modalidades, até sem custos?

Essas duas opções são possíveis no Brasil. A primeira delas são os divórcios extrajudiciais, que já ultrapassaram a marca de 1 milhão registrados no nosso país, de acordo com o Colégio Notarial do Brasil. 

“Esse tipo de divórcio pode ser feito no cartório quando há acordo entre as par-tes e não há interesses de crianças ou adolescentes. Quando há filhos novos, é necessária a intervenção do Poder Judiciário. Ele o divórcio extrajudicial tem um custo que é proporcional aos bens do casal”, explica Laura Brito, advogada espe-cialista em Família e Sucessões.

Mas em caso de crianças? É gratuito?
Para o caso de crianças envolvidas em um divórcio consensual, a Justiça brasileira oferece um serviço que não exige a abertura de um processo. Além disso, é feito de forma gratuita. 

“Esse tipo de divórcio é possível por meio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs), existentes em todos os estados. Eles são setores do Judiciário, mas servem a solução pacífica do conflito. Chamamos esse caminho de pré-processual, porque ele é judicial, mas não depende de um processo tradi-cional”, detalha Laura Brito, que também é autora de um livro sobre a atuação de advogados no CEJUSC de Belo Horizonte (MG).

A advogada ainda orienta que, em ambos os casos, o ideal é buscar orientação especializada para garantir um divórcio tranquilo para todas as partes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 06h04 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 29°

Dom 30°C 18°C
Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 19°C
Qua 30°C 19°C
Qui 26°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias