Domingo, 25 de Fevereiro de 2024
23°

Chuva

Nova Cantu, PR

Turismo Turismo

Comitiva de Curaçao desembarca em Belo Horizonte para o I Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea – Caipiblue

Jornalistas da ilha caribenha conheceram o Palácio da Liberdade, o Mercado Central e terão a oportunidade de vivenciar a cultura mineira a partir d...

28/08/2023 às 19h21
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:

Após desembarcar em Belo Horizonte no domingo (27/8), a comitiva de Curaçao, composta por autoridades do governo, jornalistas e produtores de conteúdo, reuniu-se com o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais , Leônidas Oliveira, na manhã desta segunda (28/8), no Palácio da Liberdade. O encontro deu continuidade aos eventos de boas-vindas aos convidados, que foram contextualizados sobre parte da história e das tradições de Minas Gerais.

Léo Bicalho
Léo Bicalho

“A cultura é o fundamento do turismo em Minas Gerais. Quase metade das pessoas que vêm ao nosso estado é motivada pela cultura, compreendida em sua forma ampla: a cultura alimentar, a música, o patrimônio histórico, as danças, a cultura popular e tradicional, a cultura negra. Ou seja, estar em Minas Gerais é uma experiência cultural também”, pontuou Oliveira.  

O grupo chegou cinco dias antes da abertura do I Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea – Caipiblue, cuja primeira edição homenageia a ilha caribenha, justamente para ter mais tempo de conhecer o estado. O bate-papo com o secretário fez parte de uma das agendas da press trip em solo mineiro da qual essa comitiva participa e tem o objetivo de promover internacionalmente o destino Minas Gerais.

A iniciativa integra o programa Mais Turistas, realizado pelo Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e conta com o apoio da companhia Azul Linhas Aéreas, que lançou no mês de junho a nova rota internacional, conectando em um voo direto entre Belo Horizonte e Curaçao. A chegada dessa comitiva, portanto, é um desdobramento dessa nova rota, possibilitando o intercâmbio cultural, turístico e econômico entre Minas Gerais e a ilha caribenha.

“Esta aproximação entre Minas e Curaçao faz parte do projeto de internacionalização do destino Minas, que a Secult vem trabalhando desde 2020. Com essa nova rota direta, lançada pela Azul, os negócios entre empresários da ilha e de Minas Gerais prometem resultados bastante frutíferos. Curaçao é uma ilha que importa uma variada gama de produtos e Minas tem tudo a oferecer”, reforça o subsecretário de Turismo, Sérgio de Paula.

Os profissionais da imprensa de Curaçao também participaram nesta segunda (28/8) de uma visita guiada pelas dependências internas e externas do Palácio da Liberdade. Na sequência, o grupo seguiu para o Mercado Central de Belo Horizonte, onde foi apresentado à cozinha clássica mineira, ao artesanato e aos diversos produtos regionais.

Imersão na cultura local

Do clássico ao tradicional e contemporâneo, os destinos previstos para a promoção de Minas Gerais prometem momentos regados a muita comida mineira. Em sua primeira noite em Minas Gerais, os membros da delegação participaram de um jantar de boas-vindas, no restaurante Turi, reunindo-se com a equipe da Secult, dentre outros convidados, como o presidente da Câmarade Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte Marcelo e do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo Souza e Silva, além de  jornalistas mineiros. O momento proporcionou a aproximação e a troca de experiências entre os dois grupos.

A jornalista curaçaense Nicole Maduro ressaltou a expectativa em conhecer de perto a cultura local. “Desde o início desse voo direto da Azul, nós estamos recebendo tantas pessoas maravilhosas que nos visitam, e estamos realmente interessados em Minas Gerais. Nós queremos conhecer vocês, conhecer o Brasil, Belo Horizonte, a cultura de vocês. Nós ouvimos que esta é uma cidade que tem uma ótima comida e boas bebidas. Então, além conhecer a cultura, a história e todas essas pessoas bonitas, nós também queremos saber mais e experimentar suas comidas e bebidas”, sublinhou Nicole.  

O Mercado Central, portanto, foi um dos primeiros pontos escolhidos dessa rota. Para além de Belo Horizonte e dos principais cartões postais da cidade, como o Circuito Liberdade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e o Palácio das Mangabeiras, o grupo também conhecerá parte do interior do estado.

Eles visitarão o município de Santa Cruz de Minas, localizado entre São João del-Rei e Tiradentes, celebrado por seus produtos artesanais, e Carrancas, reconhecida como a Terra das Cachoeiras. Antes do retorno à capital, o grupo também conhecerá o Instituto Cultural Inhotim, em Brumadinho.

 I Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea – Caipiblue

Belo Horizonte sediará o 1º Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea - Caipiblue, cuja abertura ao público está prevista para o dia 1/9. Com realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, o evento celebrará a criatividade, a história e o legado da cultura alimentar e gastronômica mineira por meio de diversas ações, como simpósio, encontros de negócios, feira com produtos regionais, como café, o queijo e a cachaça, além de experiências gastronômicas, jantares beneficentes e atrações culturais.

Desde junho deste ano, quando foi inaugurado pela Azul Linhas Aéreas, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, um novo voo direto para Curaçao, ilha localizada no Caribe, esta tem se tornado mais uma importante porta de entrada para a promoção internacional do destino Minas Gerais.

Durante o evento, a ilha estará representada por sua coquetelaria e pela música. Bartenders renomados de Curaçao virão a Belo Horizonte propor receitas combinando ingredientes mineiros, dentre eles a cachaça e o café, com um toque especial do seu país de origem, criando, assim, novos drinks, como o Caipiblue.

Lançado no dia 8/8 em Curaçao, o Caipiblue, sintetiza o encontro entre as culturas de Minas Gerais e da ilha, a partir da combinação da cachaça com o licor de laranja típico da coquetelaria curaçauense. Essa conexão também será ampliada no simpósio Conversas de Cozinha, no Circuito Liberdade. A importância dos patrimônios históricos em Curaçao e em Minas Gerais como indutores da atividade turística será um dos temas abordados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 19h10 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuva

Mín. 19° Máx. 32°

Seg 31°C 19°C
Ter 31°C 21°C
Qua 29°C 20°C
Qui 32°C 19°C
Sex 32°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias