O verão está a todo vapor, as crianças não aguentam mais ficar em casa e ainda tem um tempinho de férias pela frente. A boa notícia é que diversos hoteis para a família - resorts ou hotel fazenda - fazem promoções justamente nessa época, ainda em janeiro.
Segundo Luís Antônio de Faria Braga, gerente comercial e de marketing do Clara Resorts, no interior de São Paulo, é comum encontrar hotéis em promoção porque os locais tentam "garantir uma alta taxa de ocupação durante todo mês".
Além disso, por ser um mês de alta temporada , a rede hoteleira sabe que, ao mesmo tempo que tem muita gente querendo viajar, há muitas opções de hospedagem. É preciso se mexer para atrair o turista.
Leia também: Como escolher o melhor hotel para viajar com crianças e evitar dores de cabeça
"A variedade de hotéis e pousadas dá ao cliente muito poder de escolha, então oferecer um preço atrativo combinado com uma boa infraestrutura é vital para criar um diferencial competitivo", analisa Eloisa Farsoni Villa, diretora do Hotel Fazenda Areia que Canta, localizado em Brotas, também em São Paulo. É aí que surgem as promoções e uma oportunidade para viajar até em cima da hora.
Muitas dessas promocões têm data marcada. "Geralmente acontecem mais para o final do mês, pós feriado de aniversário de São Paulo, que é dia 25 de janeiro", comenta Luís Antônio.
É a mesma ideia defendida pelo Hotel Fazenda Areia que Canta. "Nós ofereceremos tarifas promocionais na última semana de janeiro e a resposta tem sido extremamente positiva ao combinar preços atrativos ainda neste mês", diz Eloisa.
Listamos alguns hotéis e resorts em São Paulo com preços e promoções para janeiro:
Aqui também vale um alerta: nem tudo que diz ser promoção é promoção de fato. Para saber que não está sendo enganado, preste atenção a algumas dicas do professor de Economia da Unialfa, Aurélio Troncoco:
Além disso, cuidado para não se empolgar e comprometer demais o orçamento. Geralmente, você encontra hotéis em promoção de uma hora para outra, e como disse o professor, a promoção dura pouco. Até nesse caso, para aproveitar oportunidades desse tipo, a chavé é planejamento.
Leia também: Influencers mães ensinam a planejar uma viagem com crianças e ainda economizar
"Quando existe o planejamento, existe sempre uma reserva emergencial a qual poderá ser utilizada para certas oportunidades, mas que deverá ser reposta no novo planejamento, isso em famílias que se organizam, poupando para as férias, para as festas de fim de ano e etc", ressalta Aurélio.
"E para aquelas que não se planejam, eu sempre digo para tomarem muito cuidado. Não é porque existem promoções que poderão adquiri-la, ela pode sair muito mais cara, pois isso poderá levá-lo a um endividamento", completa o professor.