O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Universidade Federal de Tocantins (UFT), lança os cursos de Especialização Técnica em Atrativos Culturais e Naturais em Turismo” voltado para as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Fique ligado(a)! As inscrições já estão disponíveis e vão até às 23:59 do dia 10 de abril de 2023. Clique AQUI para realizar a sua inscrição.
Ao todo, estão sendo ofertadas 400 vagas, que serão distribuídas de forma equitativa para os 11 estados, sendo eles Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Goiás, Mato Grasso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal. Em nível de especialização técnica, a proposta é atender guias de turismo habilitados no Cadastur como “Guia Regional” dos estados das macrorregiões Norte e Centro-Oeste.
Para efetivar a inscrição, fique atento(a) aos documentos solicitados e tenha em mãos documentos de identificação, como RG e CPF. Veja a documentação completa acessando o edital AQUI .
Dividido em quatro módulos, os cursos terão duração de aproximadamente cinco meses e possuem carga horária total de 200h, sendo 160h de teoria, realizado totalmente à distância (EaD), e 40h de aula prática (realizada pelo cursista, a partir das orientações estabelecidas no módulo, e postada no ambiente, evidenciando o momento de prática que ele desenvolveu na sua localidade).
O objetivo do curso é aprimorar as competências profissionais do guia de turismo regional para atuar como facilitador entre turistas e destinos turísticos, interpretando atrativos, promovendo uma mediação cultural e focando na excelência da prestação de serviços e no atendimento aos turistas.
As aulas estarão disponíveis na plataforma AVA Moodle, exclusiva do curso ANCTUR (Projeto de Especialização Técnica em Atrativos Naturais e Culturais em Turismo), onde terá acesso a todo o conteúdo de forma livre, seguindo a trilha pedagógica.
MAIS QUALIFICAÇÃO- Colocando em prática o plano de 100 dias, o MTur segue firme com o projeto de qualificação dos profissionais de turismo, traçando parcerias com instituições públicas e privadas e desenvolvendo os conhecimentos necessários para atuar do mercado de trabalho.
O Plano conta com cinco eixos: Diálogo; Sustentabilidade e mudanças climáticas; Carnaval; Estruturação de destinos e Redução do preço das passagens aéreas.