A chegada de um novo ano traz consigo as inúmeras possibilidades das mudanças de ciclo. Além do campo pessoal, claro, a virada traz também nos grandes acontecimentos coletivos. O tarólogo Cláudio Carvalho, que utiliza o tarot de Thoth, compartilhou algumas previsões sobre o que podemos esperar em 2020.
Leia mais: Previsões para 2020 - como será o próximo ano para cada signo no zodíaco
O contexto nacional foi o foco do jogo de cartas , que utilizou o método no tarot do "desígnio das moiras", no qual três cartas dão o panorama geral de situações específicas, visando uma resposta mais simples.
De acordo com as cartas do profissional, um cenário positivo em relação à geração de empregos no país só deve ser esperado no segundo semestre, quando haverá a tendência a uma maior movimentação financeira.
Nos primeiros meses, porém, o caminho é preocupante: "Faltará mais uma vez transparência. Não haverá um crescimento inicial ou melhoria para os brasileiros no primeiro trimestre, com a possibilidade de se estender até o primeiro semestre", explica Cláudio, que alerta para o risco de manipulação de dados.
Leia também: Amor e sexo para os signos em 2020
Ainda de acordo com as cartas, as oportunidades que aparecerão no segundo semestre estarão relacionadas à circulação local entre comerciantes e aos pequenos negócios. Ou seja, se você precisava de uma forcinha para empreender, essa pode ser a melhor hora!
De acordo com Carvalho, 2020 ainda não será um ano tranquilo para os brasileiros. "Haverá tentativa de impeachment no Bolsonaro. Muita confusão, discussões sem fim", prevê. O jogo também aponta que a forte polarização, que tomou conta do cenário político nos últimos anos, continuará.
Outro fator importante apontado pelo tarólogo é que, em 2020, existirão "nuances de resposta popular contra o governo", o que também não indica caminhos tranquilos, mas talvez uma mudança política a longo prazo. "No entanto, a maioria ainda apoiará as medidas bolsonaristas", afirma.
Leia mais: 2020 será o ano do Sol; entenda o que isso quer dizer
Apesar da tentativa de impeachment, também existe a previsão de que "ele ainda permanecerá presidente do Brasil, desde que não haja ‘acidentes’ de percurso", e aí mora o alerta: atentados, acidentes envolvendo carro, metrô, ônibus ou algum transporte do exército (em geral veículos que atuem no solo, envolvendo o elemento terra) não são possibilidades eliminadas pelas cartas.
Apesar de soar pessimista, Cláudio Carvalho diz que as previsões nessa área apontam um grande aprendizado. "Será a chance da população sair da zona de conforto e aprender a usar sua criatividade para mitigar ao menos os diversos problemas que afetem diretamente suas vidas, mesmo aqueles que sejam de total responsabilidade do governo", diz.
Embora os nossos aspectos individuais - como vida amorosa e saúde - sejam igualmente importantes, o tarólogo explica que, nesse caso, não é possível traçar uma previsão coletiva. "As influências no emocional de cada pessoa recebem variações devido a criação familiar, desenvolvimento escolar, interações com as pessoas no decorrer de suas fases de crescimento como ser humano, e por aí vai", afirma.
Carvalho, porém, destaca que "o poder transformador que vai ocorrer em 2020 será de muita importância para as pessoas, uma vez que a força interior de cada um fará com que desperte ideias e projetos".