Sexta, 26 de Abril de 2024
20°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Turismo Tocantins

Sectur em parceria com a Marinha forma alunos da primeira turma de Marinheiro Auxiliar

27 alunos receberam certificado e carteira; curso chegará a seis municípios

13/05/2022 às 09h35
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Cerimônia foi realizado na Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins - Foto: Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
Cerimônia foi realizado na Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins - Foto: Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

A primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés, com 27 alunos, recebeu o certificado de conclusão e carteira náutica profissional nessa quinta, 12, em solenidade na sede da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, em Palmas. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo do Estado (Sectur) e a Marinha, com a proposta de elevar a segurança náutica e estimular a profissionalização do turismo neste segmento.

“Este é o primeiro de muitos cursos voltados a profissionalização do segmento no Estado do Tocantins”, comemorou o capitão de Fragata Arthur Roberto Quirino da Silva, ao reafirmar a parceria institucional com a Sectur na indicação de interessados que já atuam no turismo e lembrar que o curso está sendo levado a outros municípios.

“A Marinha é uma grande parceira e o resultado prático deste trabalho iniciado em abril é a entrega do certificado”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo Hercy Filho, ao enfatizar que a meta é estimular a implantação de atividades náuticas dentro dos padrões de segurança, já que boa parte dos atrativos do Estado estão ligados ao uso de rios, lagos e cachoeiras.

O curso é realizado pela Marinha todos os anos, e esta primeira turma de 2022 contou com a participação de vários perfis, de empresários que já atuam com pesca esportiva a pessoas que vão começar agora uma carreira com atividades náuticas. Este é o caso de Bento José Silva, que aos 67 anos pretende iniciar uma nova jornada profissional.

Já Felipe Tavares Silva conta que possui duas pousadas especializadas em pesca esportiva e mesmo sendo habilitado como piloto amador sentiu necessidade de se profissionalizar na área para poder repassar orientações de segurança aos guias e clientes. “Este ano espero atender 700 pescadores”, contou.

A necessidade de atualização constante motivou Hugo Leonardo, que ressalta a importância dos cursos. “Fiz o curso de pesca esportiva e fui convidado a fazer este curso”, revelou.

Outros municípios beneficiados pela qualificação são Peixe, Formoso do Araguaia, Caseara, Araguacema e Xambioá.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 21h04 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 30°C 19°C
Dom 30°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 31°C 19°C
Qua °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias