Tornar-se mãe é uma experiência transformadora. Envolve inúmeras dúvidas e inseguranças, mas quando o tema é abordado, esses desafios costumam ser ignorados. Ainda se fala muito sobre as delícias e nem tanto sobre as dores da maternidade. As mulheres se sentem cobradas a viver um conto de fadas, a alcançar uma performance irreal em que dão conta de tudo como super-heroínas. “Esse papel inalcançável no qual muitas mulheres se fantasiam é alimentado por crenças enraizadas na sociedade. É muito necessário que a gente humanize a pessoa por trás desse papel”, explica a psicóloga perinatal e parental Nicole Cristino.
“Questionam nosso tipo de parto, se vamos nos dedicar integralmente à maternidade, se vamos abrir mão da carreira. Aí o bebê nasce, e, com ele, uma nova leva de julgamentos e opiniões: se vamos ou não amamentar, até que idade isso vai acontecer”, desabafa a gerente de marketing Monica Rentroia. Os relatos dela e de outras mães estão reunidos no livro ‘Verdades que ninguém te conta’, recém-lançado pela Editora MOL em parceria com a rede de franquias de moda infantil Tip Top, que desde o último ano está preparando o lançamento, com muito cuidado e preocupação real pelo tema.
Jornada de mãe
A publicação aborda temas como o mito de que a amamentação é algo instintivo, o autocuidado, a rede de apoio, mudanças no corpo e a idealização dos filhos. Cada história é acompanhada da contribuição de uma psicóloga ou pediatra com o objetivo de ampliar o debate para que mulheres que acabaram de virar mães ou que estão em busca disso possam viver essa etapa da melhor forma possível.
“O livro também é para quem quer ouvir o que as mães têm a dizer. Como editora especializada em impacto social, a MOL acredita que a construção de um mundo melhor passa pela empatia com dilemas do nosso dia a dia, como a saúde mental materna”, afirma a cofundadora da Editora MOL, Roberta Faria.
‘Verdades que ninguém te conta’ será vendido nas lojas franqueadas da Tip Tip e parte do valor de venda será revertido para a ONG Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social que mostra ser possível transformar a vida de crianças, jovens, líderes e moradores das favelas, e para a Unibes, que desenvolve a autonomia de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de apoio à educação, capacitação profissional e cultura. O potencial de doação com a venda de 20 mil exemplares é de R$ 54.717,60.
“Estamos muito felizes com mais este lançamento. Este projeto é para nós de extrema importância pois tem como objetivo impactar positivamente nossa sociedade em parceria com duas instituições muito sérias e que fazem a diferença em nosso país. Esta é uma pequena forma de contribuir para a amenizar as injustiças e desigualdades sociais. Além disso, todo o conteúdo, ilustrações e histórias são lindas e emocionantes, muito pertinentes ao que a marca acredita. É um livro feito com o coração, de mãe pra mãe", Dani Boll, head de marketing da Tip Top.
Mães precisam de cuidado
Os relatos contidos em ‘Verdades que ninguém te conta’ também levantam a discussão sobre a saúde mental materna e a necessidade de um olhar empático para as mães, como avalia Nicole Cristino. “A gente precisa rever todos os nossos códigos sociais e pensar que, no primeiro momento, as atenções devem ser diretamente para a cuidadora principal, principalmente para a mãe que está amamentando. Normalmente, a ação é visitar o bebê e deixar a mãe invisibilizada. As famílias precisam cuidar da mãe e se importar com ela. Isso vai ser promotor de saúde mental materna”.
Mudanças no corpo, naturais durante o período de gestação e no pós-parto, é outro tópico presente no livro. “Eu via outras mães felizes com o barrigão, mas testemunhar meu corpo mudando não era lindo para mim. Se por um lado eu estava feliz por estar gestando um sonho, por outro, me sentia muito afetada com essas mudanças físicas”, conta a gerente de finanças Thays Low, mãe de Noah, de 1 ano.
A aceitação do próprio corpo é um desafio para muitas mulheres e é uma realidade diferente da que se vê entre celebridades. “Esse é um lugar muito sensível que foi construído sobre o corpo feminino. É difícil para as mães lidarem com essas mudanças, mas a gente trabalha para ajudá-las a naturalizar isso que é da ordem do biológico, lembrá-las que a reprodução deixa marcas no corpo e que o problema não são elas, mas a cultura que foi construída sobre o corpo feminino!”, finaliza Thays.
Ficha Técnica:
Título: Verdades que ninguém te conta64 páginasTiragem: 20 mil exemplaresLançamento: disponível nas lojas a partir de 04/05Preço: R$ 16,90
Sobre a Editora MOL
A MOL é a maior editora de impacto social do mundo. Fundada em 2007, ela produz livros, revistas, calendários, jogos, álbuns de figurinhas e outros produtos editoriais vendidos em grandes redes varejistas a preços acessíveis, sempre com renda revertida para causas. Os produtos da MOL já doaram mais de R$ 48 milhões para mais de 150 ONGs. Os cofundadores da empresa, Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi, são empreendedores sociais reconhecidos nacionalmente pelo Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e internacionalmente pela Fundação Schwab, braço social do Fórum Econômico Mundial. Saiba mais em www.editoramol.com.br
Sobre a Tip Top
Há 70 anos no mercado e com cerca de 140 lojas espalhadas por todo o Brasil, a Tip Top traz para as suas coleções uma mistura entre as tendências de moda e conforto que reforçam a qualidade dos seus produtos e torna a marca reconhecida no mercado de roupas infantis, principalmente no segmento bebê. Com uma linha completa de roupas e acessórios, criada de acordo com cada estação do ano, a Tip Top busca traduzir toda a diversão e colorido que as nossas crianças gostam e merecem. Saiba mais em www.tiptop.com.br