Sexta, 29 de Março de 2024
17°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Política Nacional Lula

Lula relembra legado de seu governo para agronegócio: “Salvou a agricultura brasileira”

Lula destacou que o fim de importantes medidas, como o estoque regulador de alimentos da Conab levou à situação atual da volta do país ao Mapa da Fome da ONU

05/04/2022 às 19h39
Por: Redação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Em entrevista ao vivo na manhã de hoje (5) à Rádio Lagoa Dourada, de Ponta Grossa (PR), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou que manteve uma boa relação institucional com os responsáveis pelo agronegócio brasileiro e lembrou de medidas tomadas em seu governo que ajudaram a financiar e modernizar a produção de alimentos no país.

“O agronegócio toda vez que quiser conversar comigo, sabe que tem interlocutor. Fiz a MP 432, de 2008, que a gente fez o financiamento. Era uma dívida de quase 89 bilhões de reais e graças àquele projeto de securitização da dívida, da produção agrícola brasileira, a gente salvou a agricultura brasileira. Pode perguntar para qualquer agricultor que ele sabe disso. No tempo que era presidente, eles compravam uma máquina dessa que você vê plantando e colhendo, com juros de 2% ao ano, financiada pelo Finame. Agora não tem Finame, então se quiser dinheiro emprestado, eles pagam 14%, 18%”, afirmou.

Lula destacou que o fim de importantes medidas, como o estoque regulador de alimentos da Conab levou à situação atual da volta do país ao Mapa da Fome da ONU. “A fome chegou na casa de 19 milhões de pessoas, nós temos 116 milhões de pessoas com insegurança alimentar. Nós tínhamos estoque regulador na Conab e não temos mais. Olha como está o preço do feijão, olha como está o preço do arroz”.

Para o ex-presidente, a relação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) não deveria preocupar os empresários do setor agrícola. “Os sem-terra não têm histórico de invadir terra produtiva. As terras que os sem-terra ocupavam eram fazendas improdutivas e eles tornavam produtivas, como estão vendo agora: o MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina. Os sem-terra hoje têm dezenas de cooperativas vendendo e produzindo bem”, explicou.

 

Assista na íntegra:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 05h05 - Fonte: ClimaTempo
17°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias