Nesta terça-feira, 15 de fevereiro, o Prefeito Airton Agnolin, a Secretária de Educação Meire Valério, a Secretária de Assistência Social Vanessa Alves, a Coordenadora Pedagógica Diane Meira, e a Técnica Pedagógica Edilea Delfratti, participaram do seminário de cooperação pedagógica na cidade de Curitiba.
Entre os assuntos abordados esteve a retomada da aprendizagem no cenário da pandemia do covid-19, fortalecimento do regime de colaboração entre municípios, ações do programa educa juntos.
O Secretário de Educação do Estado do Paraná, Renato Feder, apresentou os projetos e programas, visando fortalecer e inovar a educação nos municípios paranaenses.
São objetivos do Programa Educa Juntos:
Promover educação de qualidade para os estudantes da rede pública por meio de ações conjuntas com os municípios.
Fortalecer o regime de colaboração entre Estado e Municípios para superar a fragmentação das políticas públicas educacionais com vistas ao pleno desenvolvimento da oferta de educação de qualidade.
Priorizar a melhoria da aprendizagem dos estudantes matriculados na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino, propondo práticas pedagógicas que assegurem aos estudantes um percurso contínuo ao longo de todas as etapas da Educação Básica, com ênfase na transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental.
Promover medidas que assegurem a integração das etapas da Educação Básica para evitar a ruptura no processo educacional do estudante, garantindo-lhe a autonomia e o desenvolvimento integral.
Ofertar formação continuada aos profissionais de educação das redes municipais de ensino, como processo permanente e constante de aperfeiçoamento da prática pedagógica, de forma a assegurar ensino de qualidade aos estudantes da rede pública.
Disponibilizar material de apoio pedagógico e o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEP para as redes municipais de ensino.
Compartilhar práticas inovadoras e estratégias relacionadas à gestão da educação com as redes municipais de ensino.
Promover ações de reconhecimento para as redes municipais de ensino com os maiores resultados e maiores incrementos na aprendizagem dos seus estudantes.
Mín. 17° Máx. 30°