A ideia do marketing voltado à política é permitir, através de estratégias específicas, que o candidato possa se comunicar com o eleitor de forma mais eficaz.
Para o publicitário e especialista em marketing político, Janiel Kempers, o marketing é responsável por direcionar a campanha e definir possíveis resultados. “ Uma campanha eleitoral que não tenha em seu centro estratégias de marketing bem definidas, acaba ficando sem rumo, sem perspectivas, com tudo sem feito no improviso, o que pode ser um risco altissimo”, pontuou.
Sem boas estratégias de marketing, não existe comunicação eficiente entre os políticos e os eleitores, o que pode fazer falta. Para Janiel, a primeira estratégia que pode influenciar o voto é quando o político constrói uma marca em torno de si. “ Acredito que a marca seja um dos pilares mais importantes para um candidato. Mostrar ao seu eleitorado por qual motivo deve ser votado. Para exemplificar, temos políticos que são reconhecidos pela defesa dos animais, outros por levantarem a bandeira de uma minoria”.
Para terem esses resultados, os profissionais de marketing político precisam aplicar táticas de branding (marca), que se assemelha àquelas utilizadas por grandes empresas. Uma vez definido pela equipe de marketing quais os potenciais do candidato e qual o conceito a ser trabalho é importante determinar as formas de divulgação, ou seja, em qual tempo, de que maneira e através de que meios de comunicação isso acontecerá.
Ainda para o especialista em marketing político, Janiel Kempers, a criação dessa marca em torno do candidato visa a criação de uma comunidade de pessoas que defendem o mesmo pensamento. “Esse trabalho de branding tem como principal objetivo aproximar das pessoas e criar um sentimento de comunhão entre elas, fazendo que isso influencie pessoas que têm a mesma direção de pensamento a votarem no candidato”, concluiu.
Como se percebe, as estratégias de marketing político, tem como objetivo gerar engajamento suficiente para influenciar os eleitores e suas decisões.